#

SIMESC reúne-se com médicos Residentes em Florianópolis

Nos dias 10 e 31 de julho, dirigentes do SIMESC estiveram presentes no Hospital Governador Celso Ramos e Hospital Infantil Joana de Gusmão, respectivamente, em encontro de apresentação da Entidade.

No hospital Celso Ramos, a reunião foi com os médicos residentes em Ortopedia e teve a participação também dos tutores do curso. “Buscamos levar a informação sobre a importância da participação dos médicos no SIMESC por termos vivência profissional de muitas décadas. Há situações que não mudam na medicina, e uma delas, é o despreparo dos profissionais para lidar com as questões administrativas, jurídicas e de comunicação. Somos preparados para sermos médicos e isso nos afasta de demandas da profissão que impactam diretamente no ato médico”, destaca o presidente do Sindicato, Cyro Soncini.  

No Hospital Infantil, estiveram presentes médicos residentes em anestesiologia e pediatria e também os preceptores dos cursos. “Sempre costumo dizer que se não fizermos parte de algo que nos interessa, alguém decidirá por nós. Portanto, ter um Sindicato forte é de extrema importância para que possamos cada vez mais enfrentar os desafios da nossa profissão, principalmente no que diz respeito à precarização do trabalho médico”, disse a diretora do SIMESC, Anamar Brancher.

A advogada Vanessa Lisboa falou sobre a prevenção e defesa do médico que pode ser feita tanto no Conselho Regional de Medicina, como nas esferas cível e criminal. “O crescimento de processos contra médicos é uma realidade e os Residentes devem nos procurar não somente na iminência de sofrer um processo judicial, mas também preventivamente. A assessoria jurídica do SIMESC conta com uma defensoria médica 24 horas, todos os dias, para atender qualquer tipo de demanda não corriqueira da atividade médica profissional a todos os médicos filiados”, explicou.

O advogado previdenciário Kleber Coelho comentou sobre a importância do planejamento do médico para sua aposentadoria, sobre a aposentadoria especial e também como as reformas recentes impactam a vida do médico. “O mais importante neste momento é entender que o que está valendo é a legislação de agora e que é possível sim, com um bom planejamento a longo prazo, conquistar uma boa aposentadoria confortável. Estamos sempre à disposição”.

Também estiveram presentes os diretores do SIMESC, Odi José Oleiniscki, Mahmud Khalil Zardeh, o jornalista Eduardo Schmidt e a funcionária Ana Cristina. 


  •