#

Oftalmologia é pauta de reunião com equipe da Secretaria de Saúde de São José

O presidente do SIMESC, Cyro Soncini, e o secretário geral, Vânio Cardoso Lisboa, reuniram-se com a equipe da Secretaria de Saúde de São José, nesta terça-feira (05/12), para buscar esclarecimentos sobre os atendimentos oftalmológicos no município, em resposta a provocação de médico filiado que alertou para tratamentos descontinuados em pacientes com glaucoma.

A gerente de regulação, Cibele Teixeira Catunda, informou que atualmente há 737 pacientes com a doença aguardando atendimento na atenção secundária. “Os pacientes recebem acompanhamento da equipe de oftalmologistas do município, mas não temos controle sobre o chamamento, pois esse processo é coordenado pelo Estado”.

A secretária adjunta de Saúde, Fabrícia Martins, ressaltou os investimentos feitos na oftalmologia pela prefeitura como projetos de atendimento em escolas e aumento do número de consultórios. “Infelizmente para as cirurgias e outros desdobramentos não temos gestão, mas certamente temos interesse em encontrar em conjunto com o Estado e o SIMESC a melhor solução para esta situação”.

O presidente Cyro Soncini, comprometeu-se a levar a pauta para uma audiência com a secretária de Estado, Carmen Zanotto, reconhecendo a expressiva quantidade de pacientes na espera.

“Sabemos que a gestão da saúde é complicada, mas não podemos nos conformar com essa demanda reprimida. É necessário ampliar a visão e possibilidades em busca de melhorias e estamos à disposição para contribuir”.

 

Maior proximidade

O secretário Vânio Cardoso, colocou a entidade à disposição para reuniões futuras com os 268 médicos efetivos, visando tratar de questões de interesse da categoria, como aposentadoria e preenchimento de prontuários.

“Muitas vezes os médicos estão focados no atendimento do dia a dia e esquecem de se informar sobre assuntos importantes para a carreira e para a vida. Temos uma equipe de assessoria altamente qualificada que pode contribuir”.

“Agradecemos a vinda do SIMESC até aqui. O esclarecimento e diálogo são sempre as melhores opções. Seguimos à disposição! ”, concluiu o diretor técnico Juliano Coelho.

 

  •