16-05-2008 - Prefeitura assume hospital em Balneário Camboriú

A prefeitura de Balneário Camboriú, no Litoral Norte, requisitou, por meio de decreto, as instalações do Hospital Santa Inês. Isso significa que a unidade passa a ser administrada pela prefeitura. O hospital, único do município a atender pacientes pelo Sistema Único de Saúde, teria descomprido um termo de ajustamento de conduta que previa a manutenção dos serviços básicos, como exames de raio-X e tomografias.
Na manhã desta sexta-feira, o procurador geral de Balneário Camboriú, Juliano Cavalcanti, estava reunido com a direção do Santa Inês para entregar o decreto municipal. De acordo com a prefeitura, o procedimento é administrativo.
Segundo o procurador do Santa Inês, Luiz Fernando Brito, o hospital tem R$ 7 milhões de dívidas, incluindo despesas com fornecedores e prejuízos com equipamentos danificados. Há três semanas, foram desativados quatro dos nove leitos da UTI, além da redução em 30% das internações do SUS.
De outubro de 2005 a março deste ano, o Santa Inês foi dirigido por uma comissão municipal, mas há um mês os administradores do hospital retomaram os postos. Em Balneário Camboriú, a população dispõe de outros duas unidades de saúde particulares, a Maternidade e Hospital Dia Santa Luzia e o Hospital do Coração. Está prevista para setembro a conclusão das obras de um hospital municipal.

Fonte: Diário Catarinense - 16-05-2008


  •