A primeira cirurgia de implantação de prótese total de joelho, assistida por computador, do Estado de Santa Catarina, foi realizada na última quinta-feira (19) no Hospital do Coração, em Balneário Camboriú,.
Essa técnica inédita funciona da seguinte forma: são implantadas guias na perna no paciente (no fêmur, na tíbia e na articulação a ser operada). Ao lado do mesmo está posicionado o computador e o navegador - chamado de OrthoPilot - que através de raios infravermelhos faz o "reconhecimento" da estrutura óssea, o rastreamento - semelhante ao funcionamento de um GPS - e transmite essas informações para a tela do computador. Essas orientações permitem ao cirurgião realizar cortes ósseos com um grau de precisão igual ou menor que 1º, ou seja, praticamente perfeitos.
São inúmeras as vantagens dessa nova técnica. Para a paciente, que nesse caso apresenta atualmente um quadro de artrose no joelho (desgaste na articulação), a sua autonomia precoce, já que com apenas dois dias receberá alta e com 30 dias poderá caminhar sem o auxílio de bengala. Para o cirurgião, a total segurança de um procedimento cirúrgico aliado a equipamentos de última geração e a prevenção a longo prazo, já que o resultado preciso da colocação da prótese evitará revisões precoces. Para a medicina, essa inovação tecnológica que traz a expectativa de aumentar a longevidade dos implantes para até 15 anos, melhorando consideravelmente a qualidade de vida do paciente.
O procedimento foi realizado pelos cirurgiões Marco Antonio Schueda e Marcelo Kodja.
Fonte: Tribuna Catarinense - 21-06-2008