30-06-2008 - Dois anos à espera do Hemosc em Blumenau

Outubro deste ano. Este é o novo prazo definido pela Secretaria de Estado da Saúde para que a cidade entre no mapa da rede pública estadual de coleta de sangue. O prédio do Hemosc, na Rua Theodoro Holtrup, era para ter sido concluído e estar em funcionamento em julho de 2006, mas foi entregue em outubro do ano passado.
O primeiro prazo para a entrega do prédio faz dois anos agora em julho e a cidade segue dependendo do Centro Hemoterápico, no Hospital Santa Isabel, administrado pela iniciativa privada.
- O Hemosc é uma garantia de serviço público de qualidade, que tem mais apoio do Estado por ser filantrópico, e que entra numa rede onde, se faltar sangue numa parte do sistema, outra parte cobre com eficácia - argumenta o gerente executivo da Fundação de Apoio ao Hemosc e Cepom (Fahece), Vanderlei Souza.
A Fahece é a fundação responsável pela administração do Hemosc em parceria com o governo do Estado. O gerente aguarda os processos licitatórios para compra de equipamentos para depois instalar o mobiliário e lançar o processo seletivo de contratação de funcionários.
- O que atrasa são esses prazos para botar em funcionamento um serviço público, porque a legislação é rigorosa. Depois, vai funcionar com agilidade - prevê o gerente.
Por enquanto, a Fahece conversa com os hospitais da cidade para preparar a instalação de agências transfusionais, que vão receber o sangue coletado.

Por enquanto, hospitais preparam meio de receber sangue
Este mês, o Estado assinou um convênio para um repasse de R$ 500 mil para a compra de equipamentos. O prazo de outubro para a inauguração foi divulgado pela assessoria de imprensa.
O coordenador do Centro Hemoterápico de Blumenau, Delson Murilo Langaro, não sabe se vai cancelar o serviço na estrutura do Hospital Santa Isabel, e diz que só vai tomar a decisão depois que o Hemosc começar a funcionar.

Mais
A pesquisa
A pesquisa Hábitos dos Blumenauenses quanto à Doação de Sangue foi aplicada por 20 alunos do Curso de Publicidade e Propaganda da Uniasselvi a 293 pessoas no dia 7 de junho. Confira algumas respostas:
Você doa ou já doou sangue?
Sim 28,7%
Não 71,3%
Com que freqüência você doa sangue?
Duas a três vezes ao ano 40,5%
Raramente 27,4%
Outros 32,1%
Quando foi a última vez que você doou sangue?
Há mais de dois anos 32,1%
Ano passado 30,9%
Outros 37%
O que levou você a doar sangue?
Consciência da importância 58,3%
Necessidades de familiares ou amigos 29,8%
Outros 11,9%
Por que você não doa?
Não pode 34,9%
Nunca pensou no assunto/ Não sabe 22,9%
Falta de tempo 15,3%
Medo 13,9%
Outros 12,9%
A espera
Julho de 2006
- Vence o prazo prometido pela Secretaria de Estado da Saúde para conclusão das obras. Nova data é lançada: julho de 2007
Julho de 2007
- O Hemosc anuncia o término das obras, mas a inauguração fica para outubro. Ninguém sabe quem comprará os equipamentos
Novembro de 2007
- O Hemosc anuncia que vai comprar os equipamentos, na ordem de R$ 700 mil. A contratação da equipe segue indefinida
Junho de 2008
- Fica para outubro a inauguração do Hemosc de Blumenau

Fonte: Jornal de SC - 30-06-2008


  •