10-07-2008 - Balneário Camboriú - Hospital Santa Inês reabre ala de isolamento

O Hospital Santa Inês, o único que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Balneário Camboriú, no Litoral Norte, reabriu ontem a ala de isolamento após uma reforma.
Por causa de uma crise financeira, a ala para pacientes com doenças infecto-contagiosas, que não podem manter contato com os demais internos, estava desativada desde abril. A reforma começou depois que o prefeito Rubens Spernau decretou uma intervenção na unidade de saúde e firmou parceria com o governo do Estado, em maio.
A ala de isolamento foi fechada porque tinha buracos no telhado, estava alagada e sem condições de funcionamento. O governador em exercício, Leonel Pavan, visitou ontem à tarde as novas instalações. O local possui sete leitos e passou por reparos no telhado, forro e piso. Também foram comprados novos equipamentos e feita a troca de parte do mobiliário. As obras custaram R$ 30 mil.
A ala de isolamento recebe pacientes com doenças como meningite e tuberculose, que são transmitidas pelo ar com grande facilidade. Enquanto o setor ficou fechado, pacientes com o perfil foram transferidos ou ocupavam quartos sozinhos em outra unidade.
Desde que um interventor nomeado pelo governo do Estado assumiu a administração do hospital, foram recontratados 24 técnicos e enfermeiros e quitados cerca de R$ 300 mil em dívidas trabalhistas e atrasos com fornecedores.

Fonte: Diário Catarinense - 10-07-2008


  •