#

18-08-2008 - BC pretende vacinar 36 mil contra rubéola

A Secretaria da Saúde de Balneário Camboriú permanece com a Campanha para eliminação da Rubéola que segue até o dia 12 de setembro. A meta da Vigilância Epidemiológica é imunizar 36.100 homens e mulheres, entre 20 e 39 anos. Todas as unidades de saúde do Município estão aplicando a vacina, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Ao todo, já foram imunizadas 15.357 pessoas contra a rubéola e o sarampo.
No sábado, dia 30 de agosto, Dia D da Campanha de Eliminação de Rubéola, das 8h às 17h, todos os postos de saúde ficarão abertos, ininterruptamente, para ofertar a vacina, além das barreiras que serão montadas pela cidade para ampliar a cobertura de vacinação.
A supervisora de imunização do município, Alessandra Belaver, revelou que o último caso comprovado de rubéola na cidade de Balneário Camboriú ocorreu em janeiro deste ano. "Existem casos de suspeitas, como pequenas bolhas e quadro de febre no paciente. Quando isto ocorre, rapidamente são requeridos os exames para constatar a rubéola. O ultimo caso positivo foi em janeiro deste ano, quando um rapaz adquiriu a doença na cidade do Rio de Janeiro", disse. Alessandra revelou a reportagem da Tribuna que a vacinação também será itinerante. "Iremos levar as equipes de vacinação em todos os comércios da Avenida Brasil, além disso, enviamos as nossas enfermeiras para diversos pontos, como escolas e igreja", revelou. A meta da Secretaria de Saúde é vacinar 95% da população que abrange a idade prevista na campanha.
Em Santa Catarina, serão disponibilizadas quase 2,5 milhões de doses da vacina. O Brasil e os demais países da América assumiram compromisso internacional de erradicar a doença até 2010. A Campanha Nacional de Vacinação contra Rubéola e a Síndrome da Rubéola Congênita faz parte desse projeto.

O que é Rubéola?
É uma doença infecciosa provocada por vírus, altamente contagiosa.
Quais são os sintomas?
Febre Baixa, manchas vermelhas na pele, conjuntivite, íngua e dores nas articulações.
Como se pega rubéola?
De uma pessoa para outra, através de gotículas eliminadas pelo doente quando tosse, espirra, fala ou simplesmente respira. (mesmo que os sintomas ainda não tenham aparecido)
Por que a rubéola é uma doença grave?
Na criança e no adulto não é grave, mas em mulheres grávidas, o bebê pode nascer com síndrome de rubéola congênita.
O que é síndrome da rubéola congênita?
É um conjunto de problemas que ocorrem quando a mãe teve rubéola durante a gravidez, como: Cegueira, surdez, retardo mental e má formação do coração.
O que fazer para evitar a rubéola?
A vacina é a única forma de combate. As crianças a partir de um ano recebem a triviral (sarampo, rubéola e caxumba) Adultos também precisam receber o reforço da vacina. Mulheres grávidas não podem receber a vacina.

Postos de vacinação:
Ambulatório Central - Rua: 1500, nº 1.100
Posto de Saúde Barra - Rua Eleotérico C. Pinheiro, s/n
Posto de Saúde Nova Esperança - Rua Boa Vista, s/n
Posto de Saúde Municípios (CAIC) - Rua Angelina, s/n
Centro de Atenção à Saúde (CAS) - Rua México, s/n
PS Estados - Rua Pernambuco, s/nº - Bairro dos Estados
OS Real - Rua Dom Abelardo, 400 - Bairro Vila Real
Núcleo de Atenção à Mulher (NAM) - Rua México, s/n

Fonte: Tribuna Catarinense - 16-08-2008


  •