09-01-2008 - Acadêmicos de medicina da UNIPLAC pressionam a instituição

No dia 30 de novembro de 2007, os acadêmicos do terceiro ano de medicina da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), com sede no município de Lages/SC, encaminharam uma carta ao Conselho Estadual de Educação, solicitando a atenção quanto ao funcionamento estrutural do curso de medicina.
Os estudantes afirmam, que desde o início das atividades, é visível a falta de estrutura e organização do curso como um todo. Criticam a falta de professores qualificados, a inexistência de laboratórios abertos para os estudantes, a prática de saúde comunitária que é muito precária e sem embasamento cientifico, carga horária não condizente com a realidade.
Foram realizadas várias manifestações como reuniões com a coordenação, reitoria e professores em prol das reivindicações.
As maiores preocupações dos futuros médicos é com a formação como médicos e com o ensino médico que ocorre no Brasil.
Devido as diversas tentativas de resolução sem êxito, os estudantes buscaram a ajuda das entidades competentes, o SIMESC foi uma delas.
O Sindicato dos Médicos está encaminhando denúncia ao Ministério Público Estadual (Defesa do Consumidor), a Coordenação do curso de medicina da UNIPLAC e o Conselho Estadual de Educação.

Fonte: SIMESC - 09-01-2008


  •