08-2-2008 - Comemoração dos 200 anos da Fameb será marcada por evento científico

Uma abrangente análise da situação da medicina no Brasil, quando ela ingressa no seu terceiro centenário, será o pano de fundo das palestras e mesas-redondas que serão realizadas durante o seminário “Perspectivas da Medicina no Século XXI”, o principal evento científico que integra as comemorações pelo bicentenário da Faculdade de Medicina da Bahia. O seminário vai acontecer entre os dias 19 e 21 de fevereiro e vai reunir grandes nomes da área de saúde e pesquisa do país no Auditório Alfredo Brito na Faculdade de Medicina da Bahia, no Largo do Terreiro de Jesus. As inscrições podem ser feitas pelo site www.pgpat.ufba.br/eventos.     
Segundo um dos coordenadores do evento, professor Manoel Barral Netto, o evento, que será gratuito, contará com relatos dos aspectos relevantes de diversas áreas de saúde, com análises da situação atual e problemas específicos do futuro. No dia 19, às 19h, a abertura será feita pelo professor Zilton Andrade, chefe do Laboratório de Patologia Experimental (Lapex), que vai falar sobre as Perspectivas da Medicina no Século XXI.    
No dia 20 terá início o ciclo de conferências “Os desafios da Medicina”. Pela manhã farão palestras os professores Marco Antonio Zago, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Jorge Guimarães, presidente da coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Reinaldo Guimarães, secretário do Ministério da Saúde e Eliane Azevedo, da Fameb. Os temas serão, respectivamente: “O Médico cientista: desafios no Brasil”; Pós-Graduação na área médica: O que esperar no III Milênio; O Ministério da Saúde e a pesquisa médica no Brasil e Bioética: O desafio no século XXI. Pela tarde haverão duas mesas redondas: ”Ensino Médico” e “Impacto de novas abordagens sobre a medicina”, com a participação de profissionais da USP, Fiocruz e UFSM, entre outros.    
Para o diretor da Fameb, José Tavares Neto, que ao lado da professora Aldina Barral também integra a coordenação do evento, as mesas redondas são importantes momentos para se discutir com profundidade algumas questões”. No dia 21 os temas das mesas redondas serão Aspectos Globais da Saúde; Doenças Negligenciadas; Perspectivas da Medicina no Brasil e para finalização do evento a palestra “Rumos da FAMEB no século XXI: Contribuições do Manoel Barral-Netto”.     
    
Fonte: CREMESC - Cremeb - 08-02-2008


  •