02-06-2008 - CBHPM: finalizada a quinta edição

Dentro de aproximadamente dois meses, a Associação Médica Brasileira estará entregando à comunidade médica e a todo o segmento de saúde a 5ª edição da CBHPM - Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos. 
A nova edição, além de atualizar a anterior, é o resultado de mais de um ano de trabalho da entidade no sentido de compor o rol de procedimentos médicos que integrará a TUSS – Terminologia Unificada em Saúde Suplementar, que a partir de 2009 passará a ser o novo referencial da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para serviços de várias profissões de saúde, incluindo psicologia, fisioterapia, enfermagem, nutrição, entre outras.     
A 5ª edição, cuja previsão é estar impressa e sendo distribuída até o mês de agosto, contempla 4.196 procedimentos. Todos eles serão integralmente incorporados à TUSS, portanto, uma enorme conquista para os usuários de planos e seguro-saúde.     
“Este trabalho mostra ainda a preocupação da AMB em rever e atualizar, a cada ano, a prática clínica do nosso país”, destaca o presidente da entidade, José Luiz Gomes do Amaral, ao considerar que, desde 2003, anualmente foram lançadas novas edições atualizadas da CBHPM.   
Além da garantia de um referencial de procedimentos médicos totalmente atualizado, a 5ª edição da CBHPM traz também alterações em seus valores referenciais de portes e procedimentos.     
“Utilizando como indexador o INPC, os valores foram atualizados em 27%, buscando apenas corrigir a inflação acumulada desde 2003, quando a CBHPM foi lançada, até hoje”, explica Amílcar Martins Giron, 1º Tesoureiro da AMB e coordenador da Câmara Técnica Permanente da CBHPM.     
Giron apresentou as informações da nova edição da CBHPM durante a reunião de Diretoria Plena da AMB, realizada no dia 30 de maio, em Belo Horizonte. Após sua explanação, além de bastante elogiado pela condução dos trabalhos, foi intensamente aplaudido pelos demais diretores. O mesmo já havia ocorrido semanas atrás, após a apresentação do mesmo trabalho, só que dirigido à TUSS, durante reunião do grupo Copiss, na sede da ANS, no Rio de Janeiro.     
“É o reconhecimento do trabalho sério que vem sendo desenvolvido por todos na AMB, não apenas por mim. Entendo também que é uma grande vitória para os médicos a CBHPM ser reconhecida pela própria agência reguladora e pelas operadoras como instrumento ético e transparente", declarou Giron.      
    
Fonte: AMB - 02-06-2008


  •