#

Fenam reúne profissionais de imprensa e medicina no Rio para o III Seminário Nacional Médico/Mídia

Médicos e jornalistas de várias regiões do país se reuniram no Rio de Janeiro, no dia 10 de agosto, para o III Seminário Nacional de Integração Médico/Mídia. O evento foi promovido pela Federação Nacional dos Médicos e teve como objetivo colaborar com os profissionais de saúde no que se refere ao seu relacionamento com a imprensa e também simplificar o trabalho dos jornalistas, ajudando-os a entender melhor o setor.
Dirigido a médicos, jornalistas, estudantes de medicina, comunicação, professores, gestores públicos, dirigentes de empresas e entidades da área de saúde, o evento este ano abordou, entre outros temas, as experiências dos sindicatos médicos na produção de jornais, revistas, sites, programas de rádio e televisão, além do trabalho das assessorias de imprensa.         
Na abertura do seminário, realizado no auditório do Cremerj, o presidente da Fenam, Eduardo Santana, destacou a oportunidade que os médicos têm, através do seminário, de criar uma interface com uma categoria tão importante, que é a dos jornalistas. “Nós, médicos e jornalistas, temos de nos relacionar da melhor forma possível. Vivemos momentos preocupantes quando nos vemos freqüentando os meios de comunicação, quando nos vemos dentro de um noticiário que mostra a desqualificação que tem tido a vida. Neste momento, a sociedade brasileira está vivendo um conflito muito grande. Os médicos resolveram dizer qual o compromisso que têm com a vida. Não podemos ser cúmplices de um sistema que tem agredido a dignidade”, acentuou Eduardo Santana. Na opinião do presidente da Fenam, a profissionalização na área de comunicação das entidades médicas também tem rendido um bom relacionamento com a imprensa, fazendo com que os médicos garantam eficácia, por exemplo, em reivindicações que dependem de apoio social.
Rádio e internet, Web 2.0, telejornalismo, jornalismo impresso (jornais), o médico e a TV, assessoria de imprensa e revista foram os temas apresentados nesta terceira edição do seminário. Entre os palestrantes, o jornalista Silvio Mezzari, coordenador de Comunicação do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, que falou sobre atividades como a produção de um programa de TV, a revista Vox Médica, o plantão Simers de Notícias e a Rádio Simers, entre outras. Já o empresário do setor de TI, Goethe Ramos de Oliveira, especialista em processamento de dados, abordou o tema Web 2.0. Em seguida, Walder de Miranda Junior, gerente de Internet do Conselho Federal de Medicina e especialista na área de ciência da computação, marketing de serviços e webdesigner, falou sobre o portal da Fenam.
O repórter, produtor e editor da TV Record de São Paulo, Roberto Souza, fez um relato sobre o funcionamento de uma emissora de TV, na palestra sobre telejornalismo ocorrida no período da manhã. Mais tarde, Roberto voltou a falar sobre televisão, mas desta vez abordando a relação entre o médico e a TV. A assessora de imprensa do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais, jornalista Mônica Salomão, e a médica Maria Madalena Santos Souza, diretora do sindicato, abordaram o tema jornalismo impresso, falando sobre o jornal “Trabalho Médico”, além do Sinmed online, e também a experiência bem-sucedida no relacionamento que a entidade mantém com os veículos de comunicação mineiros. A palestra sobre assessoria de imprensa ficou com o jornalista Guilherme Salgado Rocha, do Departamento de Imprensa do Sindicato dos Médicos de São Paulo.
Para encerrar o evento, o diretor de Imprensa e Divulgação da Fenam, o médico Cid Célio Jayme Carvalhaes, falou sobre a revista que a Federação Nacional dos Médicos publica, apresentando o novo projeto editorial do periódico, lançado em junho deste ano durante o XI Encontro Nacional das Entidades Médicas – ENEM.
Todas as mesas contaram com as participações de jornalistas e médicos como mediadores, representando os Sindicatos dos Médicos do Mato Grosso do Sul, Campinas, Ceará, Pernambuco, São Paulo, Paraná, Pará, Bahia, Distrito Federal e Santos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Fenam - 13-08-2008
Denise Teixeira – jornalista


 


  •