17-01-2008 - Comunicação em debate no I Encontro de Trabalhadores de Sindicatos Médicos

Aberto na noite desta quarta-feira (16/01) pelo presidente da Fenam, Eduardo Santana, no Rio de Janeiro, o I Encontro de Trabalhadores de Sindicatos Médicos abordou, na manhã de hoje, o trabalho do setor de Comunicação dos Sindicatos do Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e São Paulo. O tema continua em debate, através de mesa redonda integrada pelos representantes do SinMed do Mato Grosso do Sul, Simone Gonçalves, de São Paulo, Cid Carvalhaes, que preside a entidade; do Rio Grande do Sul, Silvio Mezzari; e do Rio Grande do Norte, Mércia Oliva.
Ainda na manhã desta quinta-feira, a gerente da Fenam, Cristina Piva, falará sobre a estrutura administrativa da Federação. À tarde, a programação inclui mesa redonda sobre o setor de administração dos sindicatos de Minas Gerais, que é representado por Marcus Zatar Bicalho; do Pará, por Cláudia Gomes; do Distrito Federal, Atílio Gregório de Santana, e São Paulo, Vera Lúcia da Silva Jacino. Para encerrar o primeiro dia do evento, a gerente operacional do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Helena Scheuermann, fará uma palestra sobre a entidade.
Amanhã (18/01), o I Encontro de Trabalhadores de Sindicatos Médicos terá início com um painel sobre a articulação da Fenam com os sindicatos, apresentado pelo secretário-geral da Federação, José Erivalder Guimarães de Oliveira. Em seguida, haverá mesa redonda, na qual serão discutidas ações para garantir recursos financeiros às entidades médicas sindicais. Participam a representante do Rio Grande do Sul, Helena Scheuermann, e o representante do Sindicato dos Médicos do Paraná (Simepar), Carlos Tadeu Severino. À tarde, a programação prossegue com outra mesa redonda sobre assessoria jurídica, com a participação do coordenador do departamento Jurídico do Simers, Hugo Paz, e da assessora jurídica da Fenam, Thaís Riedel Resende, encerrando o encontro.
    
Troca de experiências    
O I Encontro de Trabalhadores de Sindicatos Médicos, que está sendo realizado na sede da Fenam, no Rio de Janeiro, tem como objetivo a troca de informações e experiências entre funcionários e assessores da Fenam, promotora do evento, e dos sindicatos médicos de todo o país. A conferência de abertura foi feita na noite desta quarta-feira pelo presidente da Federação, Eduardo Santana, e teve como tema "Concepção e prática sindical da Fenam".
O evento, além de contribuir para ampliar o relacionamento entre os trabalhadores dos sindicatos médicos e da Fenam, também visa debater políticas de gestão dos sindicatos sob a ótica dos funcionários dessas entidades e propiciar aos servidores dos sindicatos médicos o conhecimento da estrutura da Fenam e sua concepção política.
De acordo com Waldir Cardoso, diretor de Relações Trabalhistas da Fenam, é de suma importância para os sindicatos ter sua entidade nacional forte e reconhecida pelas forças políticas da categoria médica, pelos governos e pela sociedade. "Desse entendimento surge como essencial ampliar e fortalecer a articulação entre a base do movimento sindical médico e a entidade nacional. Para alcançarmos esse objetivo, no entanto, não basta o desejo e a determinação das respectivas diretorias. Todas as nossas deliberações são encaminhadas pelo corpo funcional das respectivas entidades. Além disso, esses trabalhadores detém uma gama de informações e experiências, por isso achamos importante promover o encontro e intercâmbio entre representantes dos servidores", assinalou o dirigente.
         
Fonte: Imprensa Fenam - 17/01/2008


  •