09-09-2007 - Federação Médica Sul Brasileira debate Fundação Estatal de Direito Privado

A Federação Médica Sul Brasileira (FMSB) realizou reunião, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, na sede do Sindicato dos Médicos do Estado do Paraná (SIMEPAR), em Curitiba. No dia 31, à noite, quando houve a comemoração dos 33 anos do SIMEPAR, foram feitos relatos dos movimentos médicos que aconteceram em Alagoas e Pernambuco, amplamente divulgados pelos jornais de circulação nacional. Fizeram os relatos os  Presidentes dos dois Sindicatos, Drs. Mário Fernando Lins, de Pernambuco, e Wellington Galvão, de Alagoas.
Foi apresentado um vídeo, mostrando a situação das emergências naqueles estados. "Esses relatos e o vídeo apresentado comprovam que o caos na Saúde é de âmbito nacional", afirma o Presidente da FMSB e Vice-Presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC), Dr. Vânio Lisboa, observando que os movimentos nos dois estados "terminaram com ganhos substanciais nos salários dos médicos e no aporte de verbas para o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS ), o que traduz melhores condições de trabalho".
Após os relatos, o Presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Dr. Eduardo Santana, proferiu uma palestra sobre os movimentos de luta pela dignidade do médico e melhores condições da saúde no país, realizados nos últimos 80 anos. Estavam presentes, também, outros diretores da FENAM: os Drs. José Erivalder Guimarães de Oliveira, Márcio da Costa Bichara e José Roberto Cardoso Murisset.
No dia seguinte, ocorreram duas palestras sobre Fundação Estatal de Direito Privado (FEDP) com os Presidentes dos Sindicatos dos Médicos do Paraná e de Santa Catarina, Drs. Mário Ferrari e João Pedro Carreirão Neto, respectivamente. Após as palestras foi realizado debate, "que serviu para enriquecer o conhecimento dos presentes sobre o projeto de lei, que tramita na Câmara Federal", afirma o Presidente da FMSB.
 Participaram da reunião representantes do SIMEPAR, SIMESC e o Sindicato dos Médicos do Estado do Rio Grande do Sul (SIMERS ), além do Presidente do Sindicato dos Médicos de Alagoas, Dr. Wellington Galvão.    
Estavam representando o SIMESC, os Drs. João Pedro Carreirão Neto, João Batista Bonnassis Junior e Gladimir Dalmoro, além dos Drs. Vanio Lisboa, Eduardo Usuy e Leopoldo Back, também diretores da FMSB.

Fonte: FMSB - 09-09-2007


  •