#

06-06-2006 - IX FEMESC propõe metas para as Entidades Médicas nos próximos doze meses

O Conselho Superior das Entidades Médicas do Estado de Santa Catarina (COSEMESC) promoveu, nos dias 02 e 03 de junho, na cidade de Joinville, o IX FEMESC (Fórum das Entidades Médicas do Estado de Santa Catarina), que contou com a participação de cerca de 130 médicos representando todo o Estado. A palestra de abertura do evento, realizada na sexta à noite, foi proferida pelo Deputado Federal Carlito Merss, sobre “Perspectivas no Financiamento da Saúde 2006”.         
No dia 03, pela manhã, ocorreram duas Mesas Redondas, nas quais foram debatidos dois assuntos de suma importância para a categoria: Escolas Médicas e Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). A primeira Mesa, sobre a proliferação indiscriminada de Escolas de Medicina, contou com a participação do Presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. José Luiz Gomes do Amaral; o Conselheiro do Conselho Regional do Estado de São Paulo (CREMESP), Dr. Isac Jorge Filho; e o coordenador da Comissão de Hospitais Universitários da ABEM e avaliador de Escolas do INEP, Dr. Carlos Alberto Justo da Silva. Todos deixaram claro que Escolas Médicas em excesso (assim como o aumento indiscriminado de vagas) não fazem bem à Saúde.      
A segunda Mesa Redonda, sobre o TAC, teve como debatedores o Presidente da Federação Catarinense dos Municípios (FECAM) e Prefeito de Governador Celso Ramos, Anísio Anatólio Soares, o Promotor do Ministério Público do Estado, Davi do Espírito Santo, e o Presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC), Dr. Cyro Soncini. Cada um falou sobre a sua visão com relação ao Termo, como gestor, promotor e médico, respectivamente.           
À tarde foi realizada a Plenária que, com base nos debates, definiu a Carta de Joinville, contendo as propostas do IX FEMESC para a luta da categoria nos próximos 12 meses (em breve, estará publicada neste site). Ao final da Plenária, foi indicado e votado o local para a realização do X FEMESC. Ficou definido que será em Chapecó, no segundo trimestre de 2007.           
No encerramento do Fórum, cumprindo o rodízio entre as entidades médicas, como é feito todos os anos, o atual coordenador do COSEMESC, Dr. Wilmar Gerent, Presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina (CREMESC) passou o cargo para o Presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM), Dr. Genoir Simoni. Em 2008, a coordenação será novamente do SIMESC.           
Participaram do evento, pelo Sindicato, onze representantes da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal, além de Diretores das Regionais de Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Extremo Oeste, Itajaí, Centro Oeste, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Joaçaba, Lages, Laguna, Mafra, Médio Vale, Tubarão, Videira e Joinville.
Informações mais detalhadas sobre os debates, estarão publicadas na próxima edição do Boletim Médico (nº113).

Carta de Joinville

Fonte: SIMESC - 06-06-2006


  •