#

20-08-2007 - X FEMESC define ações das entidades médicas para os próximos 12 meses - Carta de Chapecó

Médicos de todo o estado reuniram-se, nos dias 29 e 30 de junho, em Chapecó, no X Fórum das Entidades Médicas do Estado de Santa Catarina (FEMESC), a fim de debater questões de interesse da categoria. O evento teve início com a Conferência de abertura "Regulamentação da Profissão Médica", cujo palestrante foi o 1º Vice-Presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Dr. Roberto D'Ávila.
Dr. D'Ávila falou da importância da regulamentação para o profissional e fez um histórico da Medicina, desde o seu surgimento, quando os médicos eram deuses e posteriormente sacerdotes, até os dias de hoje, passando pela criação da primeira Escola Médica, em Salerno, no Sul de Nápoles, no Século IX. Destacou o "drama do excesso de escolas no país", lembrando que o Brasil é o segundo país do mundo em número de escolas médicas, com 167 faculdades de Medicina. Ressaltou sobre a tramitação do projeto de lei que prevê a regulamentação da profissão médica. Contou que já foi aprovado no Senado, mas, ainda falta a provação da Câmara.
No dia seguinte, os médicos participaram de duas mesas redondas, seguidas de debates. A primeira foi sobre: "Consórcio Intermunicipal de Saúde", com palestra proferida pelo Dr. Aguinel Bastian Jr., da Associação Catarinense de Medicina (ACM); "Contratualização", pelo Dr. João Pedro Carreirão Neto, do Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC); "TISS (Troca de Informação em Saúde Suplementar)", pelo Dr. Edson Carvalho de Souza, da ACM; e "Contratos de Trabalho/Médicos", pelo Dr. Cyro Soncini, também do SIMESC.
A segunda mesa redonda teve como tema "Medicamentos no SUS". A Procuradora Vera Lúcia Ferreira Copetti explicou o papel do Ministério Público relacionado aos problemas dos medicamentos. O Gerente do SC Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde, Dr. Joel de Andrade, falou sobre a responsabilidade do estado com relação ao assunto. O Dr. Rodrigo da Luz Bertoncini, expôs, em nome do Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina (CREMESC), os aspectos éticos sobre a questão dos medicamentos. Já a Dra. Márcia Regina Ghellar, falou sobre a visão da ACM.
À tarde, os médicos debateram as propostas apresentadas durante as mesas redondas e aprovaram a Carta de Chapecó, que determina as ações do COSEMESC (Conselho Superior das Entidades Médicas do Estado de Santa Catarina) para os próximos 12 meses. Ao finalizar o encontro, Dr. Genoir Simoni, Presidente da ACM, passou o cargo de Coordenador do COSEMESC ao Dr. João Pedro Carreirão Neto, que assumirá a coordenação até o próximo FEMESC, o qual deverá acontecer no segundo trimestre do ano que vem.

Ficou definido que Fraiburgo, município localizado no Meio Oeste Catarinense, iria sediar o XI FEMESC e Médio Vale, em 2009.
O FEMESC acontece, todos os anos, desde 1997. É organizado pelas três entidades médicas do estado – SIMESC, ACM e CREMESC. Este ano, o encontro estadual contou com a participação de 14 Diretores da Executiva do Sindicato e Diretores de 12 Regionais. A Federação Nacional dos Médicos (FENAM) estava representada pelos Drs. Marlonei Silveira dos Santos, Secretário de Políticas Sociais e Presidente do Sindicato dos Médicos de Caxias do Sul, e Cyro Soncini, Diretor do SIMESC. Também estava presente no evento, o Dr. Roberto Hess de Souza, Superintendente de Planejamento da Secretaria de Estado da Saúde.

Carta de Chapecó - X FEMESC

Fonte: 20-08-2007

  •