03-03-2008 - Blumenau: Cai procura por vacina de febre amarela

O Ambulatório Geral do Centro vive dias de calmaria na seção de vacinas contra febre amarela desde que foi determinado maior rigor nos critérios de imunização. A procura pela vacina, que atingiu a marca de 700 aplicações em um único dia, chega a 30 casos diários neste final de fevereiro. A Vigilância Sanitária de Blumenau teme, contudo, nova corrida aos postos devido ao término, nesta sexta-feira (29), da medida que exigia de quem pedisse a vacina uma comprovação de viagem para área de risco.
Desde que os primeiros casos de contágio e óbitos foram confirmados, filas enormes de pessoas alarmadas se instalaram no Ambulatório Central. A média de estoque de 100 vacinas mensais no posto teve que ser ampliada para atender as 2,8 mil pessoas que procuraram o posto nos últimos dois meses. No início de fevereiro, a Regional de Saúde repassou 1.420 doses de vacina para o Ambulatório Central.
Segundo o diretor da Vigilância Sanitária, Marcelo Schaeffer, o controle só foi estabelecido após a determinação de critérios mais rígidos para liberação de vacina, no final de janeiro. “Só seria vacinado quem comprovasse viagem para as áreas de risco. Antes disse, tinha gente que até enganava a enfermeira para ser vacinado. Os estoques de vacinas chegavam ao ambulatório e se esgotavam em dois dias”, lembra Schaeffer.
Com o final do prazo da determinação, Schaeffer espera que a população haja com racionalidade na hora de recorrer ao ambulatório. “Espero que as pessoas ajam com bom senso e que não procurem a imunização sem necessidade para não faltar para quem precisa”, recomenda.
O Ministério da Saúde confirmou, no último dia 23, a 17º morte por febre amarela. Foi a terceira morte no Distrito Federal, onde foram confirmados mais quatro casos da doença. O maior número de óbitos ocorreu em Goiás, onde 12 faleceram. Não existe remédio para tratar febre amarela. A única prevenção é a vacina contra o vírus e o tratamento dos sintomas que surgirem após o contágio.

Fique por dentro

Quem não pode tomar vacina contra febre amarela:
Pessoas com menos de seis meses de idade;
Pessoas com sistema imunológico comprometido por doença ou tratamento;
Que estejam passando por radioterapia;
Que tenham alergia a ovo;
Grávidas terão serão analisadas caso a caso;
Quem já tomou a vacina a menos de 10 anos.
*Ela pode ser administrada após os 9 meses de idade

Áreas de risco, nas quais é recomendada a vacinação:
Goiás, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Região Norte, Centro-Oeste.
Oeste de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Piauí, sul da Bahia e Espírito Santo.
*Ela deve ser tomada 10 dias antes da viagem para área de risco.

Sintomas da doença:
Dor de cabeça, calafrios, icterícia, febre, vômito, desidratação, prostração. Hemorragias (gengivas, nariz, estômago, intestino, urina)

Fonte: Folha de Blumenau - 29-02-2008

  


  •