O mutirão de atendimento oftalmológico e ortopédico da Secretaria da Saúde vai atender 110 pacientes por semana no Ambulatório Geral (AG) da Velha. As consultas foram marcadas com pessoas que esperavam na fila há cerca de um ano e meio. Segundo números da secretaria, a demanda chegou a acumular entre 800 e 850 pessoas. O atendimento diário no AG da Velha prossegue normalmente.
- Esta foi uma forma de tentarmos diminuir a demanda reprimida. Estamos tentando regularizar a situação de todos - disse o diretor de Vigilância e Ações em Saúde, Marcelo Lanzarin.
A triagem para o atendimento está seguindo a regra dos pacientes mais antigos. Quanto mais tempo de espera, mais rápido será atendido no mutirão. Lanzarin explicou que, antes do sistema de regulação, podia-se marcar a mesma consulta duas ou até três vezes no sistema público de saúde e só agora isso está sendo constatado.
- A enfermeira responsável por ligar para os pacientes e avisá-los do mutirão para marcar a consulta teve de falar com 200 pessoas para conseguir os primeiros 60 pacientes. Se continuar assim, em até um mês e meio vamos conseguir terminar o AG da Velha - destacou Lanzarin.
No próximo passo, o mutirão deverá ir para o AG do Garcia e depois para os outros cinco. Segundo orienta a secretaria, pacientes devem esperar o contato e não procurar antecipadamente o ambulatório. Exceção cabe para quem mudou de telefone e deve ligar para atualizar o cadastro.
Serviço
AG da Velha - Para atualizar o cadastro entre em contato pelo telefone: 3328-6603 e fale com a administração do ambulatório.
Fonte: Jornal de SC - 05-03-2008