06-03-2008 - Amputados protestam contra próteses

Uma manifestação de pessoas com membros amputados movimentou a praça do Teatro Carlos Gomes ontem à tarde. Cerca de 30 pessoas pediram ao INSS uma perícia nas próteses que começaram a ser entregues em dezembro.
Segundo Evandro Schultz, um dos membros da Associação Brasileira de Amputados, além das próteses terem sido feitas com material inadequado, as medidas estavam erradas e não houve qualquer tipo de assistência antes e depois da entrega dos equipamentos pela empresa Ortopédica Londrina, ganhadora da licitação.
A principal reclamação dos amputados é o desconforto e as feridas que os equipamentos provocam. Todos eles receberam as próteses para retornar ao mercado de trabalho, no entanto, não conseguiram voltar. Durante a manifestação, os amputados apresentaram um resumo da licitação. Eles garantiram que o documento não foi cumprido como devia.
- A intenção é que consigamos resolver tudo sem envolver a Justiça, mas se for preciso, iremos até o fim. O que não pode é deixar estas pessoas sem assistência - declarou Schultz.
 
Contraponto
O que diz Marcelo de Andrade, representante da empresa Ortopédica Londrina:
- Não recebemos nenhuma reclamação forma ou informal sobre os problemas nas próteses. Quando as pessoas receberam os equipamentos, assinaram um termo de que estava tudo correto, inclusive que não machucavam. As pessoas que querem falar conosco podem entrar em contato por Balneário Camboriú - 3360-0077 - ou mesmo em Londrina - (43) 3323-2370.

Fonte: Jornal de SC - 06-03-2008


  •