#

27-03-2008 - Hospitais de Blumenau absorvem pacientes vizinhos

Blumenau/Gaspar - O Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Gaspar, fechava as portas por tempo indeterminado dia 19 de março de 2007. Um ano depois, o fechamento da instituição, que está em reformas, ainda traz reflexos aos hospitais de Blumenau, que recebem a demanda de pacientes vindos do município vizinho.
No Pronto-socorro do Hospital Santo Antônio, onde grande parte dos atendimentos é feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), das 4 mil pessoas atendidas mensalmente, 400 são moradoras de Gaspar.
O fechamento do Hospital Perpétuo Socorro também trouxe conseqüências no número de internações através do SUS, principalmente no centro obstétrico. Antes operando com 100 internações em média por mês, hoje o Santo Antônio recebe cerca de 130 pacientes. O aumento, segundo a direção da instituição, é resultado do atendimento aos moradores de Gaspar.
- Os serviços de internação, em especial a maternidade, estão operando além da capacidade. Hoje, há uma superpopulação de bebês no hospital - afirma o gerente-geral do Hospital Santo Antônio, Sigfried Hildebrand.
No Hospital Santa Isabel, a situação se repete, com o aumento do número de procedimentos cirúrgicos. Antes do fechamento do hospital de Gaspar, a instituição fazia cerca de 65 internações por mês. Atualmente, o número chega a 95. A procura por serviços de emergência também cresceu.
- Aumentou o volume e o descontentamento dos pacientes, já que, no Pronto-socorro, eles acabam tendo de esperar mais para ser atendidos. Essa demanda conturba o serviço, visto que já temos um número expressivo de pacientes aqui de Blumenau - explica o diretor administrativo-financeiro do Hospital Santa Isabel, Elizeu Lopes Júnior.

Mais:
Instituição define próxima semana as especialidades


Fonte: Jornal de SC - 27-03-2008


  •