No terreno baldio nos fundos de uma empresa de reciclagem de lixo, na Rua Emílio Baumgart, Bairro Itoupazinha, o mato esconde pilhas de engradados de garrafas, entulhos e três contêineres. Os materiais acumulam água e fazem do local um potencial foco de proliferação do mosquito transmissor da dengue.
O proprietário do terreno foi notificado ontem à tarde pela Vigilância Sanitária. Foi a primeira ação de uma força-tarefa que vai penalizar recicladores de lixo, borracharias, ferros-velhos e transportadoras que negligenciarem focos de proliferação do mosquito. A multa varia de R$ 300 a R$ 3 mil, dependendo da gravidade do caso.
- Isso aqui é uma bomba. A chance de proliferação da larva é altíssima. Representa um risco não apenas de dengue, mas de leptospirose e outras doenças transmitidas por insetos - explicou a bióloga da Vigilância Sanitária, Dalva Assini.
A estimativa é de que o terreno notificado abrigue pelo menos 24 mil garrafas com água. O proprietário terá cinco dias para regularizar a situação. Caso isso não ocorra, ele receberá um auto de infração e deverá pagar multa.
- Tudo indica que o terreno esteja assim há anos. O material coletado será encaminhado para análise. Em no máximo quatro dias teremos o resultado se existe a larva do mosquito no local - explicou o coordenador da Vigilância Ambiental, Valdecir José Argenton.
Só na última semana, a Vigilância Sanitária recebeu 140 denúncias de potenciais focos do mosquito. Este ano, 18 focos do mosquito foram registrados no município, a maioria na região Norte do município, nos bairros Itoupava Central e Fortaleza.
A doença
A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em água limpa e parada. Os sintomas da doença são: dor de cabeça e nos olhos, febre alta, dor nos músculos e nas juntas, manchas vermelhas por todo corpo, falta de apetite e fraqueza. A única forma de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é preciso acabar com os criadouros.
Focos do mosquito em Blumenau
2006 64
2007 26
2008 (até ontem) 18
Fonte: Diretoria de Vigilância em Saúde
Contraponto
O que diz o dono do terreno notificado, Adelvin Schmitt:
Schmitt garantiu que tomará providências dentro do prazo de cinco dias estabelecido pela Vigilância Sanitária. Ele comentou que encerrou as atividades de uma distribuidora de alimentos e alegou não poder retirar as garrafas do local por conta de uma restrição judicial.
Serviço
Denúncias sobre focos de dengue - Devem ser feitas pelo telefone da ouvidoria do município: 156
Mais:
Para escapar da multa, eles terão de se adequar
Estado envia médicos para o Rio
Fonte: Jornal de SC - 08-04-2008