09-04-2008 - Programa quer prevenir doenças do coração

A secretaria de Saúde realiza desde de 2006 o programa de prevenção de doenças cardiovasculares. Atualmente o projeto beneficia mais de 250 pessoas de todas as faixas etárias, que recebem acompanhamento terapêutico, além de participarem de atividades como alongamentos, caminhadas, exercícios aeróbicos, relaxamento e palestras sobre educação em saúde. “A proposta é prevenir o diabetes, a hipertensão arterial, a obesidade, entre outras patologias que possam desencadear problemas cardiovasculares, além de tentar evitar o sedentarismo e criar hábitos saudáveis no dia-a-dia dos participantes”, aponta a educadora física, Liane Girolamo.
O programa é realizado em três bairros da cidade, mas a intenção é ampliá-lo para outras regiões. As atividades são desenvolvidas por equipe formada por fisioterapeutas e professores de educação física, de duas a três vezes por semana, dependendo do bairro. Os interessados devem procurar os locais onde são realizadas as atividades para preencherem a ficha de inscrição, tendo em mãos atestado médico que confirme que o participante está apto a fazer as atividades. “Nossas atividades são leves e moderadas, mas queremos garantir que todos os participantes realizem os exercícios com segurança”, explica, ressaltando que o objetivo é que as pessoas continuem estimuladas a realizar as atividades físicas durante todos os dias da semana.

Veja abaixo os locais das atividades e inscrições:

Nome/Bairro/Dias de atividades/Horário

- Centro Social Urbano Fortaleza/ Fortaleza/ Segunda quarta e sexta/7h30min às 9h
- Associação Artex Progresso/ Terça e quinta/ 7h30min às 9h
- Caça e Tiro Velha Central Velha/ Central/ Quarta e sexta/ 7h30min às 9h
- Centro Comunitário
- Esportivo Fortaleza /Fortaleza/ Segunda e terça/ 7h30min às 9h

Ações em saúde atraem blumenauenses
As atividades realizadas pela secretaria de Saúde, nesta segunda-feira 07, em homenagem ao Dia Mundial da Saúde, na Praça Dr. Blumenau, tiveram participação expressiva dos Blumenauenses. A maior procura foi pelos testes de glicemia, com 350 pessoas atendidas, aferição da pressão arterial, com 380 participantes e aferição do Índice de Massa Corpórea (IMC), com 170 . A secretaria de Saúde pretende comemorar o próximo dia Mundial da Saúde oportunizando mais serviços gratuitos à comunidade e intensificar a participação de todos os setores municipais da Saúde.

Fonte: Folha de Blumenau - 09-04-2008


  •