14-04-2008 - Com SC na mira da dengue, Blumenau pede conscientização

Relatório do Ministério da Saúde, que considera informações sobre a circulação de vírus da dengue no País, coloca Santa Catarina entre os 19 Estados com risco de epidemia em 2009. Como nunca apresentou nenhum caso autóctone (originária de outro lugar) da doença, a inclusão do Estado no relatório chama a atenção.
Para a secretária de Saúde de Blumenau, Elizabete Ternes Pereira, Santa Catarina foi apontada por apresentar focos do mosquito transmissor da doença, o aedes aegypti. Este ano, já foram encontrados 18 focos em Blumenau e 343 em todo o Estado.
“Com a presença de focos, o risco de contaminação aumenta”, ressalta a secretária. “A Vigilância Epidemiológica faz sua parte, mas a mobilização da sociedade é muito importante”.
A coordenadora do Programa da Dengue em Blumenau, Heidi Cristina Dietrichkeit, concorda que Santa Catarina deve ficar em alerta. Em 2008, já foram registrados 317 casos suspeitos de pessoas infectadas. Destes, 170 foram descartados, 128 estão em investigação e 19 foram confirmados, mas todos importados de outros Estados.
“O combate deve acontecer com sensibilização do Poder Público, para manter os programas; capacitação dos profissionais de saúde, para dar tratamento correto às pessoas infectadas para que não transmitam a dengue; e acima de tudo, conscientização da população”, frisa. Os municípios que tiveram casos confirmados são Concórdia, Ituporanga, Balneário Bamboriú, Itajaí, Penha, Catanduvas, Joaçaba, Quilombo, Pinhalzinho, Mafra, São Bento do Sul, Criciúma, Joinville, Jaraguá do Sul e Florianópolis.

Programa
O Programa da Dengue em Blumenau combate focos do mosquito desde 1998 e intensificou os trabalhos com surtos em outros Estados. “O combate não pode ser uma atitude isolada, tem que acontecer em todos os municípios”, enfatiza Heidi, informando que todas as 290 cidades de Santa Catarina mantêm o programa.
O relatório do Ministério da Saúde inclui ainda Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí, Tocantins, Maranhão, Pará, Amazonas e Roraima.

Fonte: Folha de Blumenau - 14-04-2008


  •