18-04-2008 - Todos contra a dengue em Blumenau

Apesar de o município estar livre da doença, a epidemia de dengue no Rio de Janeiro fez os blumenauense ligarem o sinal de alerta. A população já sabe que precisa combater a água parada, mas ainda tem dúvidas sobre a prevenção e a propagação da doença. O Santa foi às ruas e registrou 12 perguntas da comunidade. O diretor de Vigilância e Ações em Saúde de Blumenau, Marcelo Schaefer, respondeu cada uma delas.
Com 22 focos detectados este ano, Blumenau convive com o mosquito, apesar de nenhum caso de contaminação ter sido registrado dentro do município. Nos últimos três anos, de acordo com Schaefer, três vítimas de dengue foram internadas em hospitais da cidade, mas todos contraíram a doença em outros estados. Fique de olho nas dicas e faça a sua parte.
- Esta reportagem é uma sugestão da leitora Ivone Rodrigues. Participe também pelo telefone 3221-1555 ou pelo e-mail leitor@santa.com.br

Comunidade pergunta
Ivone Rodrigues, 53 anos, dona-de-casa
Como cuidar das bromélias para que elas não atraiam os mosquitos?
Se a bromélia estiver no meio de um jardim, o risco é pequeno. Ela tem uma microfauna de larvas e pererecas que combatem o mosquito. Se estiver na varanda, mais perto da casa, ela não cria essa microfauna. Como acumula água, a planta pode proliferar o mosquito. A única forma de evitar o risco é criar as bromélias apenas em jardins.
Ana Maria Guilherme, 37 anos, servente
Como evitar ser contaminado quando o vizinho tem uma caixa dágua ou calhas que enchem de mosquito?
O melhor caminho é o diálogo com o vizinho, mas, se isso não for possível, denuncie para a Ouvidoria da prefeitura, no telefone 156. A Vigilância recebe o pedido e, num prazo de 10 dias, vai até o local fazer a intimação para que o vizinho tome providências.
José Severino, 62 anos, vigilante
O acúmulo de lixo e a sujeira na casa atraem o mosquito?
Sim. O transmissor gosta de água limpa, mas os entulhos e lixos acumulam água da chuva. Numa varanda, a sombra e a água parada atraem o mosquito. É preciso tomar cuidado com recipientes jogados pela casa.
Caroline SantAnna, 21 anos, operadora de confecção
O que é a dengue hemorrágica?
É a forma complicada da dengue tradicional. Quando a pessoa tem pela segunda vez uma dengue do mesmo tipo de vírus, há mais chances de ter sintomas hemorrágicos, que podem levar à morte. O cuidado é hospitalar, pois só quem já tem a dengue pode ter a forma hemorrágica.
Marlene Graf, 43 anos, dona-de-casa
Quem mora em beira de rio, com poças de água ao redor, o que deve fazer para se prevenir?
O mosquito não se cria em água corrente, mas, depois de uma enxurrada, a água pode voltar e criar poças. Esses locais são perigosos. O ideal é abrir valas para drenar a água. Se necessário, a população pode chamar a Diretoria de Serviços Urbanos da prefeitura para executar o serviço.
Kátia Regina da Silva, 45 anos, auxiliar de serviços gerais
O repelente previne contra o mosquito?
Sim, todos os repelentes encontrados em mercados funcionam contra o mosquito da dengue. Mas têm de ser aplicados a cada duas horas para não perder o efeito.
Walmor Vogelbachel, 53 anos, mecânico
Quando viajamos pelo interior, onde é mais perigoso ser contaminado? Que cuidados devemos tomar?
Os locais mais perigosos são os de endemia e epidemia: Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste do Brasil. Em Santa Catarina, não há risco. Pode viajar sem nenhum cuidado a mais do que se tem em Blumenau. Mais tarde, a dengue pode entrar no Estado pelo Oeste. Por enquanto, não há nenhum caso.
Benjamin Prado, 66 anos, aposentado
Por que ainda não descobriram a cura para a dengue?
Por causa da dificuldade na fabricação da vacina. A dengue é causada pelo vírus flavivírus, e ninguém no mundo descobriu a cura.
Marcelo Antônio Leite, 40 anos, aposentado
Por que não multam quem tem reciclagem a céu aberto?
Quem não cumpre as normas está sendo multado. Se há algum lugar que ainda não se adequou, a comunidade pode acionar a Vigilância Sanitária pelo telefone 156, da Ouvidoria da prefeitura. Visitamos sistematicamente locais de maior risco, como os ferros-velhos.
Mário Borges, 66 anos, aposentado
Por que a fiscalização não chegou a todos os espaços públicos do município?
Por causa da limitação de pessoal da Secretaria de Saúde. Quem fazia o serviço era só o Programa da Dengue. Eles têm 28 agentes, que continuam atuando. Este ano, a Vigilância passou a ajudar com mais 10 fiscais e técnicos. Atendemos os chamados na medida do possível.
Kate Montbeller Marques, 33 anos, comerciante
Quais providências estão sendo tomadas em relação aos focos do mosquito da dengue em Blumenau?
Com todo foco detectado se toma providência para eliminá-lo. Aplicamos produto químico para erradicar as larvas no local e visitamos todas as casas ao redor, num raio de 500 metros. Sabemos que o mosquito tem autonomia de vôo dentro de um espaço de 200 metros, e estendemos o tratamento para garantir a eficácia.
Rosângela Gonçalves de Oliveira, 45 anos, costureira
Como diferenciar os sintomas de uma virose comum e da dengue?
A dengue tem alguns sintomas parecidos com os de um resfriado, como dores no corpo, manchas na pele, febre alta, náusea e vômito. A diferença é que ela não afeta a respiração. Se houver dor de garganta, coriza, tosse ou espirro, é porque não é dengue.

Fonte: Jornal de SC - 18-04-2008


  •