O Centro Hemoterápico de Blumenau, do Hospital Santa Isabel, está com menos da metade das bolsas que precisa para manter o estoque de sangue dentro da meta. Das 500 necessárias, apenas 208 estão à disposição. Os tipos sanguíneos que carecem de reposição com maior urgência são o A positivo, que tem 25 das 100 bolsas necessárias; e O positivo, que está com 46 das 120 que precisam.
O responsável técnico pelo Centro Hemoterápico, Delson Morilo Langaro, explica que depois do feriado de 22 de maio, houve aumento do número de cirurgias, transplantes de órgãos e pacientes vítimas de acidentes. “Na última semana do mês passado, tivemos três transplantes, o que acabou consumindo grande parte do estoque”, informa, lembrando que neste período também diminuiu pela metade a quantidade das 70 doações que o banco costumava receber diariamente.
Langaro afirma que o estoque deve estar sempre dentro da meta para atender urgências, pois acontecem casos em que é consumido em dois dias, o que seria usado em uma semana. “Para atender uma pessoa que precisa de sangue urgente, temos que adiar cirurgias eletivas, causando transtornos a outros pacientes”, comenta.
A conscientização sobre importância da doação é apontada por Langaro como a solução para manter o banco de sangue abastecido. Segundo ele, apenas 50% das pessoas que doaram uma vez, voltam para realizar novas doações. “Doar sangue é um ato de solidariedade e deve se tornar um hábito. Só é necessário ter saúde e disposição”, observa, lembrando que homens podem doar até quatro vezes por ano e mulheres três. O banco de sangue também faz campanhas constantes, com chamadas no rádio e na TV, para incentivar pessoas a doar sangue.
O Centro Hemoterápico atende de segunda a sexta, das 7h30 às 18h sem fechar para o almoço e aos sábados, das 8h às 11h. A lei número 1.075 garante ao trabalhador o direito de receber atestado que garante dispensa do trabalho no dia da doação.
Hemosc
Langaro acredita que a inauguração do Hemosc, prevista para este primeiro semestre, deve acontecer até o final do ano. “Parte dos móveis e equipamentos já foi comprada e outra ainda está em processo de licitação”, explica. O Ministério da Saúde investiu R$ 800 mil nas obras do prédio, concluídas em outubro, e a contrapartida do Estado deve ser de R$ 700 mil na compra dos equipamentos.
O Centro Hemoterápico continuará a receber doadores mesmo com coleta de sangue no Hemosc. “Precisamos dar um tempo para que as pessoas se acostumem ao novo endereço e, dependendo da necessidade, os dois lugares farão a coleta simultaneamente”, diz.
Para doar é preciso:
Ter entre 18 e 65 anos
Pesar no mínimo 50 quilos
Estar alimentado de preferência com alimentos de pouca gordura
Pelo menos 24 horas sem tomar bebida alcoólica
Apresentar documento com fotografia.
Local:
• Centro Hemoterápico Blumenau
• Rua Floriano Peixoto, 300
• Fone: 3322-3158
Fonte: Folha de Blumenau - 09-06-2008