O conjunto formado pela maternidade, centro obstétrico e unidade intermediária neonatal (berçário) do Hospital Santo Antônio será restaurado dentro dos moldes da construção da ala nova e passarela, entregue em junho de 2007. O projeto faz parte do plano diretor que prevê reformas a serem executadas no hospital, definido pelo Conselho Curador.
Conforme Carla Eunice Gomes Corrêa, que trabalha na elaboração de projetos e captação de recursos do Santo Antônio, o projeto foi enviado ano passado ao Ministério da Saúde, solicitando verbas para a execução das reformas. “Estamos buscando recursos com empresas privadas da região interessadas em financiar as obras”, conta, lembrando que o hospital ainda não recebeu retorno do ministério.
O gerente-geral do hospital, Siegfried Hildebrandt, explica que a reforma pretende melhorar a estrutura do complexo, visando à “humanização” no atendimento ao paciente. “Hoje a maternidade é um dos carros-chefes do atendimento no hospital. O Santo Antônio é referência no Estado no atendimento a gestação de alto risco”, informa, acrescentando que, este ano, já foram realizados 1.337 partos normais e cesáreas no hospital.
Faz parte do plano diretor ainda a instalação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e clínica cirúrgica, no terceiro andar da ala nova do hospital. Todas as reformas no hospital são feitas de acordo com os padrões exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Vigilância Sanitária do Município.
O Conselho Curador do Hospital é formado por 10 membros, indicados pela Associação Médica de Blumenau (AMB); Furb, Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); Associação das Micro e Pequenas Empresas de Blumenau (Ampe); Secção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC); Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde de Blumenau, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas de Blumenau e Região (Sescon), União Blumenauense de Associações de Moradores – (Uniblam); e um representante dos Sindicatos Patronais de Blumenau.
Amigo da Criança
O Santo Antônio é o primeiro hospital do Vale do Itajaí e o único de Blumenau a ser reconhecido como “Amigo da Criança”. O título foi concedido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2000.
A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) foi idealizada em 1990 com o objetivo de promover, proteger e apoiar a amamentação. Conforme o Unicef, Santa Catarina possui 19 hospitais com o título. No Brasil são 377.
Hildebrandt conta que o hospital prima pelo estímulo do aleitamento materno. “Para incentivar a amamentação não é permitido no hospital o uso de chupetas e mamadeiras”, ressalta.
Fonte: Folha de Blumenau - 25-05-2008