Dos 1.030 médicos de Blumenau, dois deles integram a chapa única que disputa a eleição do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (Cremesc), no dia 7 dia agosto, em Florianópolis. O cirurgião cardiovascular Newton José Martins Mota e o especialista em medicina intensiva Thiago Antônio Brehm Padilha integram a chapa como conselheiro efetivo e suplente, respectivamente.
O mandato da atual diretoria do Cremesc termina no final de setembro. Dos 40 atuais conselheiros, a maioria se dispôs a continuar no conselho. “Os médicos habilitados a votar elegem os 40 conselheiros e os conselheiros escolhem as diretorias”, informa gerente executiva do Cremesc, Rosane Mara Laguna, acrescentando que o mandato é de 5 anos.Atualmente, 11 mil médicos exercem a atividade em Santa Catarina. O Cremesc fiscaliza o trabalho dos profissionais e acompanha o funcionamento de 1,5 mil instituições de saúde no Estado.
Paralelamente à eleição estadual, ocorre a dos delegados regionais, secretários e suplentes das 17 delegacias do Conselho. O prazo para se inscrever a candidatura das delegacias é até a 8 de julho.
Para participar da votação, os médicos devem estar em dia com a anuidade e ser brasileiros. Rosane lembra que a eleição é obrigatória, mas para o profissional com mais de 70 anos, o voto é facultativo. Todos os médicos inscritos no Conselho receberão material para votar por correspondência. As cédulas da votação devem chegar até as 17 horas do dia da votação. A posse da nova diretoria está prevista para o dia 1º de outubro e o mandato termina em 30 de setembro de 2013.
Fonte: Folha de Blumenau - 07-07-2008