15-07-2008 - BLUMENAU: Hospital faz um ano e meio fechado

A promessa era que o Hospital Universitário da Furb abrisse as portas à população no início do próximo mês, mas as expectativas não se confirmaram. Parte da estrutura física está pronta há um ano e meio, mas faltam equipamentos. Semana passada, o pró-reitor da universidade, Romero Fenili, esteve em Brasília para apresentar um projeto de convênio para o Ministério da Saúde. Porém, o documento que previa a arrecadação de R$ 2,3 milhões para equipar o hospital foi recusado.
Com esta recusa, a Furb terá de refazer o projeto. Fenili disse que a explicação dada pelo ministério foi a falta de verba para assumir um investimento desse montante. Agora, o projeto deve ser refeito visando enxugar as despesas. O vice-reitor não quis adiantar nenhuma data para a apresentação deste novo orçamento.
Até que tudo seja resolvido e o prédio - construído na Rua Samuel Morse, Bairro Fortaleza - passe a receber pacientes, a população blumenauense fica sem o atendimento de mais um hospital. Os primeiros serviços oferecidos pelo Hospital Universitário da Furb serão o pronto-atendimento e o hospital-dia, disponibilizando internações de até 72 horas para usuários do SUS, de acordo com as necessidades diagnosticadas pela gerência de Saúde do município. A universidade também tem planos de implantar uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e laboratório de imagens.
No entanto, o serviço ambulatorial da universidade deve ganhar mais qualidade e conforto. A data também não foi anunciada, mas a transferência do Ambulatório da Furb do Campus 1 para o Campus 5, ao lado do futuro hospital, é considerada de urgência pelo pró-reitor de administração, Edesio Simionatto. Este processo não ocorreu ainda porque a via de acesso, mesma do hospital, assim como a finalização de algumas estruturas do prédio precisam ser terminadas.
Ao contrário do hospital, os recursos para o ambulatório já estão garantidos. Eles vieram de um acordo entre o governo do Estado e a Furb, no qual a universidade irá ceder as dependências do Campus 4, no Bairro Vila Nova, para a nova sede da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau.
 
Fonte: Jornal de SC - 15-07-2008


  •