06-08-2008 - Hospital de Olhos de Blumenau vai tratar sem custos pacientes com mácula

Hospital de Olhos de Blumenau vai realizar tratamento gratuito em 45 pacientes portadores de Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), em estado avançado. Pioneiro em Santa Catarina no tratamento para controle e possível cura da doença oftalmológica, hospital pretende divulgar o procedimento e promover atendimento àqueles que não têm como bancar o tratamento.
O tratamento realizado nos melhores centros de oftalmologia do Brasil consiste em aplicar injeção de medicamentos diretamente no olho, uma vez por mês, até que se tenha controle da doença. “Esse procedimento foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa e está sendo feita nos moldes de países de primeiro mundo”, informa o especialista em doenças da retina, Luiz Felipe Hagemann.
Segundo ele, ele o hospital está fazendo a triagem dos possíveis pacientes que serão submetidos ao tratamento gratuito.
Podem se candidatar pessoas com mais de 50 anos que tenham degeneração úmida e que preencham os requisitos da pesquisa. Os interessado em contato com o hospital. O tratamento à base de injeções é usado em casos de degeneração do tipo úmido, que podem levar a cegueira.
Hagemann informa que as doenças crônicas muitas vezes não têm cura, mas controle e o paciente pode levar uma vida normal. “Os estudos feitos mostraram que 90% dos pacientes mantêm a visão que tinham quando começaram a tratar, 40% voltam a ter visão ou melhor. Isto é revolucionário, e foi taxado por colegas como a penicilina da degeneração macular”, informa.

Fonte: Folha de Blumenau - 06-08-2008


  •