11-08-2008 - Blumenau: Santa Catarina adere à vacinação

Santa Catarina alcançou o melhor desempenho na campanha de vacinação contra rubéola, iniciada sábado em todo o Brasil. Em dois dias, o Estado vacinou 35% do total de pessoas que devem participar da mobilização para acabar com a doença no país. A meta estadual é que 2 milhões de pessoas tomem a vacina injetável até o final da campanha, dia 12 de setembro. O Estado também largou à frente na campanha contra a paralisia infantil, lançada no mesmo dia. Das 450 mil crianças que o Estado pretende vacinar com as gotinhas, 340 mil já foram imunizadas.
Apesar de o lançamento oficial das atividades de imunização ter sido sábado, as ações pelo Estado começaram já no dia 28 de julho. Independentemente do histórico de vacinação ou de doença anterior, toda a população na faixa etária que é o foco da campanha (20 a 39 anos) precisa se vacinar. Nos últimos dois anos, houve surtos de rubéola em todo o país.
Em 2007, foram registrados mais de 8 mil casos, sendo 161 em mulheres grávidas, o que provoca em recém-nascidos a Síndrome da Rubéola Congênita, que causa cegueira, surdez, retardo mental e cardiopatias. Entre os casos, 90 eram vítimas de Santa Catarina. As mulheres são maioria na participação da campanha até agora, com 6% a mais dos atendimentos. Mas a Secretaria de Saúde do Estado pretende que essa diferença seja minimizada, já que a intenção é sensibilizar ambos os sexos.
Quanto à poliomielite, conhecida também como paralisia infantil, a campanha vai até sexta-feira. É uma doença contagiosa, transmitida por vírus em água e alimentos contaminados, atingindo sobretudo crianças de até seis anos. O poliovírus invade o sistema nervoso e causa paralisia total dos membros.

Fonte: Jornal de SC - 11-08-2008


  •