04-08-2008 - Blumenau: Quatro transplantes de fígado em 24 horas

Procedimentos foram feitos no Hospital Santa Isabel, em Blumenau, o único do Estado especializado nesse fimTransplantes de órgãos renovaram a esperança de viver mais e melhor para quatro pacientes hepáticos em 24 horas. É a primeira vez que o Hospital Santa Isabel, em Blumenau, o único especializado em transplantes de fígado em Santa Catarina, alcança esse número de cirurgias em um só dia.
A marca reforça o título de Blumenau como referência em transplantes no Estado. Mas também traz preocupação: com o recorde de cirurgias de fígado, os estoques do Centro Hemoterápico de Blumenau despencaram.
O chefe do Serviço de Transplante de Fígado do Hospital Santa Isabel, Marcelo Nogara, acredita que o feito se deve à conscientização da população graças ao trabalho feito pela Central de Transplantes em conjunto com a equipe de Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos. Ele lembra que de todas as cirurgias, a mais complicada é a de fígado.
- Pela alta complexidade, a cirurgia pode demorar de quatro a 10 horas. É preciso conectar muitas artérias e veias. Sem falar que o fígado é o maior órgão do corpo humano, pesa entre 1,5 e dois quilos - explica.

Equipe é formada por mais de 20 pessoas
Desde 2002, quando o Hospital Santa Isabel começou a oferecer transplantes hepáticos, já foram feitos 232 procedimentos.
A equipe que capta e implanta o órgão é formada em média por 20 pessoas, entre médicos, enfermeiros, auxiliares e motorista.
De acordo com o médico responsável pelo Centro Hemoterápico de Blumenau, Delson Morilo Langaro, o transplante de fígado é o que mais consome sangue. Nos últimos sete dias, a média de doações por dia, que era de 70 a 80, reduziu para 60.
– Já tivemos um caso em que o transplantado de fígado precisou de mais de 90 bolsas de sangue em um único dia. Às vezes, nem todo o sangue do estoque é compatível com o do paciente – alerta.
O médico explica que o fígado não começa a produzir proteínas de coagulação imediatamente depois do transplante.
Leva em média 24 horas para voltar a produzir. Nesse período, o paciente depende exclusivamente das transfusões.
Os transplantes de fígado provocaram um impacto direto no estoque no Centro Hemoterápico de Blumenau, anexo ao Hospital Santa Isabel.

Fonte: Diário Catarinense - 04-08-2008


  •