10-09-2008 - Blumenau: Ambulatório do Garcia inaugura 6ª

O novo Ambulatório Geral Irmã Elisabetha Kunzmann, no Distrito do Garcia, no bairro Progresso, será entregue na próxima sexta-feira (12). A solenidade de inauguração está prevista para 19h. Esta é a primeira etapa da reforma do ambulatório, que terá capacidade para atender 60 mil moradores dos bairros que compõem o distrito: Vila Formosa, Garcia, Progresso, Valparaíso e Glória.

As obras exigiram investimento de aproximadamente
R$ 960 mil, do Fundo Municipal de Saúde. Foram construídos 1,2 mil metros quadrados, distribuídos entre os 14 novos consultórios, farmácia, sala para vacina, nebulização para adultos e crianças, sala de exame, consultórios odontológicos e sala de radiografia.
Com a nova estrutura, a unidade pretende ampliar o atendimento na área de serviço social, fisioterapia, radiografia, pediatria, cardiologia, ginecologia, fonoaudiologia, ultra-sonografia e acupuntura. “Antes, as salas de diagnósticos ficava numa extensão provisória na rua Ernesto Lidner, agora a comunidade já pode ser atendida aqui”, diz a gerente do Programa de Atenção Básica, Edira Fernandes.
Também na sexta-feira, serão inaugurados um auditório, com capacidade para 48 pessoas, e uma área recreativa para crianças. O ambulatório já começa a atender a partir da segunda-feira (15).
A segunda etapa da obra será realizada nos fundos do novo ambulatório e abrigará outras salas de radiografia e diagnóstico. A data para a conclusão ainda não está definida.

Especialidades
Desde setembro de 2005, o Ambulatório Geral do Garcia conta com uma extensão provisória na rua Ernesto Lidner, atendendo nas especialidades de fisioterapia, psicologia e fonoaudiologia. A média de atendimento diário é de 300 pessoas e média mensal de cerca de nove mil pacientes.
A equipe da unidade é formada por 64 médicos, com o novo prédio, o quadro de profissionais será ampliado em função das novas especialidades que serão disponibilizadas para a comunidade, como pequenas cirurgias.

Serviços
Área de serviço social;
Fisioterapia;
Radiografia;
Pediatria;
Cardiologia;
Ginecologia;
Fonoaudiologia;
Ultra-sonografia;
Acupuntura

Fonte: Folha de Blumenau - 10-09-2008


  •