O Centro Hemoterápico está funcionando com um quarto da capacidade. Em média, o estoque tem 120 bolsas de sangue. Atualmente, conta com 30. Cirurgias eletivas foram canceladas terça-feira e ontem. A situação pode piorar, com adiamento de cirurgias de urgência.
A coordenadora de Comunicação e Captação do Centro Hemoterápico, Eliane Laurindo Junkes, lembra que dia 25 de novembro é o Dia do Doador, mas as pessoas não precisam esperar a data comemorativa para agir. Cada bolsa de sangue tem validade de 35 dias. Quem doar agora, irá ajudar a entidade até o Natal.
– É um presente fundamental para quem precisa. Existem muitas pessoas que devem a vida a uma bolsa de sangue – disse Eliane.
Todos os cidadãos entre 18 e 65 anos, com mais de 50 quilos, que não estejam gripados, com alguma infecção ou tomando antibióticos podem doar. Pessoas que tomam remédios controlados devem passar pelo setor de triagem do hemocentro. Portadores de HIV positivo e pessoas que tiveram hepatite B estão vetadas.
Os interessados devem ir ao Centro Hemoterápico Blumenau bem alimentados. De forma alguma podem estar em jejum, pois correm o risco de desmaiar. Não podem ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas e devem evitar ingerir comidas gordurosas.
Serviço
Doe sangue - De segunda a sexta, das 7h30min às 18h, e sábado, das 8h às 11h, no Centro Hemoterápico Blumenau, anexo ao Hospital Santa Isabel. Dúvidas e informações pelo telefone 3322-3158.
Fonte: Jornal de SC - 20-11-2008