Em 24 horas, o Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Foz do Itajaí registrou 91 trotes, 60 do mesmo telefone, um orelhão localizado na Avenida Nilo Bittencourt. As linhas telefônicas ficaram congestionadas terça-feira, das 14h às 18h, devido aos trotes via telefone público.
- Quando identificamos o trote, explicamos para a pessoa que o telefone de emergência não é brincadeira, que aquela ligação está impedindo que alguém que precisa de socorro seja atendido - alerta Cristiane Goulart, coordenadora médica do Samu da Foz do Itajaí.
O orelhão de onde foram feitas as 60 ligações fica próximo a uma escola.
- A maioria dos trotes que recebemos é passado por crianças. É preciso um trabalho de conscientização nas escolas e os pais devem orientar os filhos sobre a importância dos telefones de emergência. O trote não é brincadeira, e as crianças não têm noção de que uma pessoa pode morrer por falta de atendimento - explica Cristiane.
Um projeto do Ministério da Saúde prevê ações dentro de escolas para explicar como funciona o serviço prestado pelo Samu, porém, segundo Cristiane, ainda não há previsão para o projeto ser colocado em prática.
O Samu da Foz do Itajaí atende a 15 municípios e recebe, por dia, uma média de 300 ligações.
Fonte: Jornal de SC - 12-06-2008