O Hospital e Maternidade Jaraguá começa a construir em junho uma unidade especializada em cirurgias cardiovasculares para atender a Jaraguá do Sul, Mafra e Canoinhas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como centro de referência nesta área.
O diretor administrativo do hospital, Hilário Dalmann, afirma que um estudo apontou que 30% dos 570 mil habitantes da região atendidos no Hospital São José têm problemas no coração.
O término da obra depende da liberação de verbas por parte dos governos municipal, estadual, federal e parceria com empresários da região. A Secretaria Regional de Jaraguá do Sul já aprovou verba estadual de R$ 3 milhões, de acordo com o diretor Hilário Dalmann.
O repasse depende do aval do governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira. A meta é começar a atender os pacientes no ano que vem. Atualmente, o Hospital São José oferece atendimento a pacientes com problemas cardíacos e internação.
Os doentes que precisam de cirurgia são encaminhados para outras cidades ou ser internado em uma unidade de terapia intensiva (UTI) especializada em Blumenau, Joinville ou Florianópolis, considerados centros de referência na área.
O paciente Frederico Stack lembra que o filho Ademir Stack, 40 anos, precisou trocar uma válvula do coração há 16 anos e não encontrou atendimento perto de casa. Ademir teve de se deslocar até Curitiba. Agora, o filho precisa passar por outra cirurgia. "Seria melhor se pudesse ser operado perto de nós", comenta o pai.
Saiba mais
Mais emprego
Cerca de cem funcionários serão contratados para trabalhar no novo setor. O prédio com UTI e ambulatório de dor torácica terá oito mil metros quadrados
Nova equipe
Enfermeiro, técnico em enfermagem, fisioterapeuta e psicólogo especializados em problemas cardiovasculares são os profissionais que o hospital terá de contratar com a construção da unidade.
Mais:
Seu Frederico levou um susto (página 5)
Reforma (página 5)
Fonte: AN Jaraguá - 23-04-2008