Os adultos são as principais vítimas da meningite este ano na região. Um homem de 30 anos morreu em abril. De 1º de janeiro até ontem, das 24 notificações de suspeita da doença no Vale do Itapocu, 16 foram confirmadas.
Do total, 15 casos suspeitos eram de Jaraguá do Sul, cinco de Guaramirim, três de Massaranduba e um de Corupá, segundo dados da Vigilância Epidemiológica de Jaraguá do Sul.
As notificações que chegaram à Secretaria Municipal de Saúde foram enviadas pelos hospitais Jaraguá e São José, rede de postos de saúde e clínicas particulares de que atendem a essas cidades.
Segundo a supervisora da Vigilância Epidemiológica de Jaraguá do Sul, Denise Thum, 11 homens de 30 a 50 anos e uma mulher (a idade não foi informada) contraíram a doença. Entre os 16 casos confirmados pela vigilância, quatro envolvem crianças.
Para Denise, o aumento no número de adultos com a doença pode estar ligado ao fato de que eles não se vacinam. "Infecções respiratórias podem evoluir para meningite em pacientes debilitados", afirma.
O único caso de criança registrado este mês é de uma menina de três anos, de Corupá, internada com meningite bacteriana na pediatria do Hospital e Maternidade Jaraguá, desde o dia 17. Ela ficou na unidade de tratamento intensivo (UTI) durante três dias, mas já se recupera no quarto.
Em 2007 foram 26 notificações no mesmo período, com 18 confirmações, mais da metade dos casos envolvia crianças abaixo de 12 anos. O ano passado fechou com 64 notificações, com 47 casos confirmados. A meningite é uma doença provocada por um vírus, bactéria ou fungo.
JARAGUÁ DO SUL
É contagiosa
O QUE É MENINGITE
É uma inflamação das membranas (meninges) que recobrem e protegem o sistema nervoso central. Existem várias bactérias que podem ocasionar a meningite. Uma forma contagiosa da doença é a causada pelo meningococo que transmite a doença pelo ar. Outra forma de contágio é o contato com a saliva de um doente.
SINTOMAS
Febre alta, dor de cabeça e pescoço duro são sintomas comuns da meningite em pessoas acima dos dois anos de idade. Esses sintomas podem se desenvolver em várias horas, ou pode levar um ou dois dias. Outros sintomas podem incluir náusea, vômito, desconforto ao olhar para luz brilhante, confusão e perda de sono. Em recém-nascidos e bebês, os sintomas clássicos de febre, dor de cabeça e pescoço duro podem estar ausentes, ou difíceis de serem detectados. O bebê pode apenas parecer lento ou inativo e sem apetite.
TIPOS DA DOENÇA
Viral
Caracteriza-se por um quadro clínico de alteração neurológica, que em geral é benigna. Os casos podem ocorrer isoladamente, embora os surtos sejam comuns. Indivíduos de todas as idades são suscetíveis, porém a de maior risco é a de menores de cinco anos. É geralmente menos grave e cura-se sem tratamento específico.
Bacteriana
É uma inflamação das membranas que cobrem o cérebro e a medula.
Existem vacinas
As vacinas só estão disponíveis em clínicas particulares para crianças até nove anos. Elas custam de R$ 135 a R$ 235. É preciso mais de uma dose.
Fonte: AN - 24-06-2008