05-08-2008 - Jaraguá do Sul: São José investe em ortopedia

Hospital de Jaraguá do Sul inaugura nova ala, que precisa de mais equipamentos para ampliar serviçosJaraguá do Sul e região contam desde sexta-feira com os serviços da nova ala ortopédica do Hospital e Maternidade São José. A direção ainda aguarda a compra de mais equipamentos e a aprovação do governo federal para ampliar o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A conclusão das obras integra o projeto de reforma e ampliação em desenvolvimento desde 2004 no São José. As mudanças atingem diferentes áreas. Os setores de emergência, pronto-socorro ortopédico, cozinha, farmácia, internação, capela, unidade de coleta de sangue e a modernização do sistema de informática fazem parte dos planos.
Segundo o diretor administrativo do São José, Vilson Santin, o investimento na área física soma até agora R$ 12,8 milhões. Desse valor, 70% são da iniciativa privada, 20% do governo do Estado e 10% da Prefeitura de Jaraguá do Sul. Estão em andamento as obras na unidade oncológica, na maternidade e no centro obstétrico.
Em 2008 serão investidos R$ 3 milhões na compra de equipamentos. Até o final do 2009, devem começar as obras do novo centro cirúrgico (passará de quatro para oito salas), a reforma da ala Santo Antônio (para os pacientes do SUS) e a construção da segunda unidade de tratamento intensivo (UTI).
O diretor clínico e coordenador da equipe de ortopedia, Rogério Luiz da Silva, afirma que a média de atendimentos é de 200 por semana no setor. Sessenta por cento dos casos são traumas. Em segundo lugar, estão os acidentes de trabalho. O sistema de trabalho dos dez especialistas da área mudou. Eles não vão mais ficar de sobreaviso - quando o médico é chamado quando há um paciente para atender. Haverá sempre um ortopedista no setor.

Fonte: AN - 05-08-2008


  •