06-08-2008 - Há falta de sangue em Jaraguá do Sul

Desde a semana passada até o início da tarde de ontem duas cirurgias eletivas, que são programadas com antecedência, foram desmarcadas por causa do baixo estoque de sangue da agência transfusional de Jaraguá do Sul, que funciona no Hospital e Maternidade São José. Falta, principalmente, sangue dos tipos O negativo e positivo e A positivo.
Ontem havia apenas três bolsas do tipo de sangue O negativo, quando o ideal seria ter pelo menos 15. Do tipo O positivo tem oito bolsas, e também seriam necessários 15 bolsas. O tipo A negativo está com 50% do estoque, com cinco bolsas.
Vale lembrar que as pessoas com sangue do tipo O são doadoras universais (podem doar para todos os tipos), mas os que apresentam RH negativo só podem receber o mesmo tipo de sangue. A enfermeira responsável pela agência transfusional de Jaraguá do Sul, Márcia Silveira, afirma que a situação com os estoques abaixo da média é preocupante.
- Precisamos guardar o que temos para as cirurgias de emergência e deixarmos para depois as eletivas - explicou, informando que o Hospital São José faz, em média, 400 cirurgias eletivas por mês.

Fonte: Diário Catarinense - 06-08-2008


  •