A partir de hoje, Jaraguá do Sul tem uma nova opção de compra de medicamentos com preços abaixo do mercado, com a abertura da Farmácia Popular. Os remédios só serão vendidos com a apresentação da receita médica dentro da validade de um ano e com pagamento em dinheiro.
A farmácia foi inaugurada ontem, junto ao Posto de Saúde Central, na Rua Reinoldo Rau,123. A Secretaria Municipal da Saúde cedeu o espaço e os funcionários. O Ministério da Saúde, por meio do laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro, é responsável pelos medicamentos. O município receberá R$ 10 mil do governo federal para manter a estrutura.
A farmacêutica Katrin Grützmacker é a gerente da Farmácia Popular. Ela disse que os remédios seguem a orientação da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename).
- São 94 medicamentos que atendem a mais de 80% dos sintomas mais comuns - afirmou.
A unidade oferece produtos de 50% a 90% mais baratos que os vendidos nas farmácias tradicionais. Essa diferença é possível pelo subsídio do governo federal. Os remédios não são vendidos em caixinhas, somente em cartelas, frascos, bisnagas e injetáveis.
A lista oferece opções para combater a pressão alta, diabetes, infecções, asma e depressão. Também são vendidos preservativos.
Fonte: Diário Catarinense - 03-10-2008