Os médicos que atuam na rede municipal de Saúde de Joinville realizaram Assembléia no dia 22 de novembro. Querem um Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) e a melhoria das condições de trabalho. Através da Diretoria Regional do Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC), os médicos haviam encaminhado ofício à Secretária Municipal da Saúde de Joinville expondo as reivindicações da categoria, porém, a resposta não foi satisfatória, o que os levou a marcar uma Assembléia Regional.
A Assembléia deliberou pela formação de comissões por área de atuação, a fim de discutir as peculiaridades da categoria, com o objetivo de elaborar propostas para a construção do PCCS, com base no Piso Salarial Nacional preconizado pela FENAM (Federação nacional dos Médicos), que é de R$ 3.353,33.
Também foram propostos, pela Assembléia, a inclusão, no PCCS, de pagamento de adicionais para urgência e emergência, correspondente a 50% do piso, especialização (25%) e produtividade, sendo que a última deverá substituir a atual forma de pagamento através de pró-labore com base nos procedimentos constantes na tabela SIA-SUS.
A Assembléia Regional autorizou, ainda, as entidades médicas regionais a negociarem com a Secretaria Municipal de Saúde de Joinville e propor sugestões ao projeto de PCCS em conjunto com o SINSEJ (Sindicatos dos Servidores no Serviço Público do Município de Joinville).
Estiveram presentes na Assembléia, como observadores, profissionais interessados na construção de um Plano de Carreira para a Prefeitura, como Odontólogos da rede municipal de Saúde e representantes do SINSEJ, entre eles, o Presidente da entidade, Adilson Corrêa.
Representaram o SIMESC, os Drs. João Pedro Carreirão Neto, João Batista Bonnassis Jr. e Eliana Nunes, além dos Diretores Regionais de Joinville, Drs. Hudson Carpes e Marcelo Prates. A ACM (Associação Catarinense de Medicina) estava representada pelo seu Presidente e Coordenador do Conselho Superior das Entidades Médicas do Estado de Santa Catarina (COSEMESC), Dr. Genoir Simoni.
Fonte: SIMESC - 22-11-2006