Joinville vai ganhar mais dois espaços destinados a pessoas da terceira idade. Um deles é o Lar Assistencial Terceira Idade, construído pela Fundação 12 de Outubro na rua Procópio Gomes, bairro Bucarein. Com uma área de sete mil metros quadrados, a casa vai atender de 130 a 150 idosos a partir de junho do ano que vem.
O local contará com apartamentos simples e apartamentos com cozinha, refeitório, lavanderia, cozinha comunitária, salas de convivência e terapia ocupacional, piscina para hidroginástica e um ambiente com serviços médicos, farmácia, cabeleireiro e lojinhas. “ Será um espaço bem completo ” , afirma o presidente do conselho curador da Fundação 12 de Outubro, Zeno Fischer.
A fundação está investindo cerca de R$ 7 milhões no lar, que deve ficar pronto em junho de 2009. A instituição não quis informar quanto cada família vai pagar pelo serviço. Apenas adiantou que o valor vai depender do tipo de apartamento. Conforme Zeno, a fundação começou a obra, mas futuramente deve procurar uma parceria para dar continuidade ao projeto. A Fundação 12 de Outubro foi criada em 1987. Faz trabalhos sociais, principalmente com idosos e crianças.
Em Pirabeiraba, o Hospital Bethesda está finalizando um espaço que será próprio para idosos. A chamada gerontologia social é uma ala que ficará ao lado do hospital e oferecerá atendimento especializado para as pessoas na terceira idade. Não será uma moradia, mas um local para tratamento. Mesmo assim, os internos poderão manter suas roupas no local e levar os objetos de uso pessoal. “ Poderão receber visitas em qualquer horário. Mesmo sendo um lugar dirigido à saúde, queremos que eles se sintam em casa ” , diz a enfermeira Michelle Scholz.
A ala de 720 metros quadrados terá capacidade para atender a 32 idosos. Lá, elas serão cuidadas 24 horas por 18 funcionários – divididos em quatro turnos. Segundo o presidente do conselho do hospital, Décio Krelling, o serviço será oferecido para pessoas que estão em alto grau de dependência e por conta disso precisam de um acompanhante.
“ Isso é uma questão humanitária. Aqui elas serão bem cuidadas ” , garante Krelling.
Foram investidos R$ 400 mil em um espaço que, além de quartos, terá salas de fisioterapia, atendimento médico e alimentação. O dinheiro da obra é de doações de pessoas jurídicas, físicas e também da Prefeitura. A inauguração será no final de março. O telefone da Fundação 12 de Outubro é o 3441-3113 e do Hospital Bethesda é o 3424-1311.
Fonte: Jornal de SC - 22-02-2008