O lançamento da licitação para o início das obras do novo hospital de São Francisco do Sul estava previsto para 20 de fevereiro, mas, por um erro no edital, o prazo foi prorrogado. A nova data não foi definida, mas as regras para a concorrência devem ser anunciadas esta semana. As empresas interessadas vão ter 30 dias para se inscrever. O convênio entre o governo estadual, Prefeitura e iniciativa privada para a obra foi firmado no ano passado.
A secretária municipal de Saúde, Angelita de Cássia Mudrek, afirma que a partir da construção do hospital não será mais necessário enviar pacientes com problemas na área de ortopedia, por exemplo, para Joinville. “ Sabemos que o sistema de saúde de Joinville está sobrecarregado. Temos a pretensão de que o hospital seja regional para atender as cidades vizinhas também."
O hospital vai ser um centro de média complexidade com 40 leitos e 3.430 metros quadrados divididos em unidades de pronto-atendimento e emergência, unidade cirúrgica, com centro cirúrgico e obstétrico, e unidade de diagnóstico e terapia, com condições de fazer exames de raio-X e tomografia computadorizada. A nova unidade será construída no bairro Rocio Grande e deve ficar pronto até o final de 2009.
A rede de saúde da cidade conta com o Hospital de Caridade, um pronto-atendimento (PA) 24 horas na praia de Enseada, um pronto-socorro municipal na ilha, três postos de Estratégia de Saúde da Família (Pesf) nos bairros Miranda, Majorca e Vila da Glória. A população também conta com 11 postos e uma policlínica que oferece 14 especialidades médicas. Em janeiro, foram registrados cerca de 11 mil casos nessas unidades. Para este ano, está prevista a instalação de um posto na praia do Ervino.
Fonte: AN Cidade - 26-02-2008