27-02-2008 - Cirurgião catarinense desenvolve técnica de cirurgia cardíaca

O cirurgião Robinson Poffo, do hospital Hans Dieter Schmidt, desenvolveu uma técnica de cirurgia cardíaca vídeo-assistida minimamente invasiva. O método foi utilizado em cerca de 30 pacientes, durante dois anos, e agora será apresentando a médicos de Fortaleza e da Argentina, que vêm a Joinville conhecer a técnica que, entre seus benefícios, permite a rápida recuperação do paciente e um retorno mais breve às atividades habituais.
A técnica pode ser utilizada em cirurgias de válvulas cardíacas e algumas cardiopatias congênitas. Uma das principais diferenças entre o método desenvolvido pelo dr. Poffo e o convencional é que a operação pode ser feita com o tórax do paciente fechado, o que reduz a incisão torácica de 30 para 4cm. Outra inovação é que a cirurgia pode ser feita pelo mamilo, utilizando os mesmos procedimentos de incisão realizados em cirurgias plásticas para a colocação de próteses de silicone.
Para realizar essa cirurgia são introduzidos instrumentos especiais e uma micro-câmera, por meio de pequenos orifícios no peito e na virilha do paciente. As imagens são transmitidas em tempo real para um monitor de vídeo de alta definição, o que permite ao médico ter uma visão ampliada, de aproximadamente 10 vezes o tamanho. Além de minimizar o corte, a técnica evita hemorragias, inflamações e dores. “No método tradicional o paciente fica internado por, no mínimo, 10 dias, e só pode voltar a dirigir depois de 45 dias. Com essa técnica, a internação diminui para sete dias e em dez o paciente já pode dirigir”, destaca dr. Poffo, que estudou a técnica na Alemanha.

Fonte: ASCOM - SES - 25-02-2008


  •