As secretarias municipal e estadual de Saúde entregam hoje, numa solenidade às 16 horas, um novo angiógrafo ao Hospital São José. O aparelho vai garantir a realização de novos procedimentos no hospital, que passará a contar com o serviço de angioradiologia. O equipamento ajuda a localizar obstruções arteriais, além de permitir outros 31 procedimentos.
Em 2007, o hospital gastou aproximadamente R$ 600 mil ao encaminhar cerca de 300 pacientes para a realização de exames em clínicas particulares, porque não tinha o equipamento. O aparelho foi comprado por meio de uma licitação internacional.
Outros quatro equipamentos acompanham o angiógrafo: um microscópio cirúrgico de alta performance, um aspirador ultrassônico (importante em cirurgias), um conjunto para neurocirurgia e um aparelho de ventriculostomia (para procedimentos no coração).
Essa modernização permitirá ao Hospital São José imprimir mais qualidade e agilidade nas suas atividades de assistência prestadas à população. O hospital é credenciado junto ao Ministério da Saúde para assistência de alta complexidade em neurocirurgia e em cirurgia vascular, atendendo a pacientes de Joinville e do Norte do Estado.
Com a implantação do serviço de angioradiologia, os procedimentos nas especialidades de neurocirurgia e cirurgia vascular passarão a ser executados no hospital, que deve garantir impacto significativo na agilidade e qualidade do atendimento.
O incremento será significativo no diagnóstico precoce de lesões vasculares, permitindo uma intervenção médica menos invasiva. A máquina está instalada em uma área de 45m². O serviço realiza em média 20 a 30 exames por mês. O equipamento está estimado em US$ 1 milhão.
A angioradiologia pode ser vista como uma especialidade do presente e do futuro, que ao utilizar modernas técnicas de diagnóstico e tratamento consagrou-se nacional e internacionalmente. A técnica satisfaz o desejo de pacientes e médicos ao proporcionar um recurso mais econômico e menos agressivo ao doente, com rápida recuperação pós-operatória.
Fonte: Jornal A Notícia - 07-03-2008