14-03-2008 - Congresso com foco na prevenção em Joinville

Até sábado, cerca de 400 profissionais da oftalmologia estarão reunidos em Joinville no Congresso do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem. O evento, comemorativo aos 65 anos da instituição, discute as principais doenças que afetam os olhos da população. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 50 milhões de pessoas têm algum problema de visão. E metade delas poderia ter a visão salva com exames preventivos. Se não houver um trabalho de prevenção, em 2020 haverá 76 milhões de pessoas com problemas, dizem os médicos.
O ceratocone, doença hereditária na córnea, é uma das principais preocupações. A doença provoca a perda total da visão. "Algumas córneas são mais finas e, com o tempo, podem assumir forma irregular", explica a presidente do congresso, Cleusa Coral-Ghanem. A maioria das pessoas com ceratocone – geralmente adolenscentes – descobre o problema em um exame preventivo. Em média, cinco pessoas são atendidas por dia por causa do ceratocone em Joinville.
Além do procedimento normal, que é o implante de uma lente de contato na superfície da córnea, o congresso irá discutir um novo tratamento de fortalecimento dos olhos, o cross-linking. O método, desenvolvido na Europa, ainda está em estudos no Brasil, mas já é feito no Hospital dos Olhos. "Apesar do caráter experimental, já houve internacionalmente sua comprovação. E vamos debater como funciona esse método, eficiente e inovador", diz a presidente.
Outras inovações nas áreas de catarata, glaucoma, estrabismo, plástica ocular e lentes de contato serão debatidos. O presidente da Sociedade Internacional de Glaucoma, Remo Susanna Júnior, participará de um simpósio sobre novos métodos de cirurgia. O presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Hamilton Moreira, fará uma cirurgia que será transmitida ao vivo para outros profissionais através de um link entre o Hospital de Olhos e o Hotel Bourbon.

Fonte: AN Cidade - 14-03-2008


  •