Ontem, a Secretaria Estadual da Saúde adiou de novo o anúncio da escolha da organização social (OS) que deve assumir a administração do Hospital Materno-infantil Jeser Amarante Faria, em Joinville. Uma definição que se arrasta desde o ano passado e que atrasa cada vez mais a ativação plena do hospital inaugurado em 2006.
A última data havia sido prevista no dia 15 pela diretora do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, Ana Maria Jansen, que integra a comissão de escolha da OS. A secretária-adjunta da Saúde, Carmem Zanotto, disse que houve uma confusão entre as datas. "Vamos nos reunir no dia 25, sexta-feira, e não no dia 22 ou 23, como foi divulgado", avisou.
As explicações para os constantes adiamentos são vagas. "Foram feitos questionamentos por parte das OS e tivemos de rever alguns pontos da negociação", limitou-se a dizer Carmem. Ela disse apenas que o processo de escolha da OS está bem adiantado e que a definição pode sair amanhã, quando a comitiva de Joinville vai a Florianópolis, ou na próxima semana. "Assim que tivermos uma posição, ela será comunicada", acrescentou a adjunta da Saúde.
Três OS - uma de São Paulo, uma do Paraná e uma de Santa Catarina - estariam na disputa. O coordenador do hospital, Sandro Roberto Leomídia, diz que também aguarda as definições, mas que todo o processo passa por Ana Maria e pela Secretaria de Saúde. Segundo ele, o hospital continua atendendo com seis leitos de UTI pediátrica, 29 para internações e dez de oncologia (tratamento de câncer). "Nada mudou no atendiments nos últimos meses", disse Leomídia.
Ontem, Ana Maria Jansen esteve em reunião durante todo o dia, segundo sua secretária, e não foi localizada para falar sobre o assunto.
Cronograma atrasado
2007
26 DE SETEMBRO: o Estado lança carta-convite a instituições, associações ou fundações especializadas em saúde interessadas em administrar o hospital.
21 DE DEZEMBRO: aberta a licitação.
2008
21 DE JANEIRO: a Secretaria Estadual da Saúde dá mais 15 dias aos interessados apresentarem as suas propostas.
15 DE FEVEREIRO: data em que a Saúde planejava anunciar o nome da organização social vencedora da licitação. O anúncio foi adiado.
20 DE FEVEREIRO: as propostas seriam analisadas em reunião.
15 DE ABRIL: reunião adia a decisão para o dia 23 de abril.
ONTEM: saúde estadual não anuncia a OS escolhida. Diz que definição deve vir após nova reunião amanhã.
JULHO DE 2008: data em que a OS deve assumir a administração
O QUE JÁ ESTÁ FUNCIONANDO
6 leitos de UTI neonatal
10 leitos de oncologia
29 leitos pediátricos
O QUE FALTA FUNCIONAR
123 leitos
Centro cirúrgico, ambulatório, emergência, pronto-socorro, UTI neonatal, ala de cardiologia, ala de neurologia e ala de queimados.
NÚMEROS
Área construída: 25 mil m²
Início da obra: 1997
Valor investido: R$ 55 milhões
Fonte: AN - 24-04-2008