11-07-2008 - Viroses lotam os hospitais em Joinville

Uma dor pelo corpo que dura até duas semanas, seguida de tosse seca, febre e um desânimo, que parecem não ter previsão de ir embora. A seqüência de sensações avisam que uma virose está se alastrando pelo corpo.
Desde a chegada da estação fria, o número de pessoas que procuram hospitais e postos de saúde para tratar esses sintomas tem aumentado em Joinville. Os atendimentos ambulatoriais nos Pronto-atendimentos cresceram 24%, na comparação entre janeiro e julho.
A Secretaria de Sáude do município acredita que a maior demanda se deve ao fechamento parcial do ambulatório do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt. Mas parte desse aumento é esperado pelos médicos, à medida que os dias frios começam.
- Geralmente, o pronto-socorro do Hospital Dona Helena atende 30% mais pessoas nessa época do ano - afirmou o médico Pierry Barbosa, coordenador do pronto-socorro do Dona Helena.
Ele calculou que as duas doenças que mais levam as pessoas ao médico durante o inverno são virose e gastroenterite (uma inflamação que atinge estômago e intestinos, causando diarréia e vômitos).
Virose é o nome genérico que se dá a uma infecção das vias respiratórias, altamente contagiosa, causada por vírus, que virou sinônimo de gripe e resfriado. Os médicos afirmam que o perigo da virose é servir de porta de entrada para outras doenças.

Fonte: Diário Catarinense - 11-07-2008


  •