11-07-2008 - BARRA DO SUL: Médicos param por melhores condições

Funcionários de postos de Barra do Sul se dizem sobrecarregadosTrês postos de saúde de Balneário Barra do Sul ficaram sem atendimento ontem e devem permanecer nessa situação até a contratação de novos profissionais pela Prefeitura. A reivindicação é dos médicos responsáveis, que reclamam da falta de equipe na Unidade de Atenção Básica Getel Mendes, referência na região.
Os três médicos cancelaram as consultas e ficaram de plantão na unidade, que estava sem atendimento nas tardes de quarta-feira e durante a quinta e a sexta-feira.
Lá, atenderam apenas pacientes de urgência e emergência. "Só vamos voltar para os postos quando o atendimento aqui estiver garantido", explica André Inácio, do Posto de Saúde 3.
Segundo Inácio, na semana passada a equipe apresentou formalmente ao prefeito a situação dos postos. Ele diz que a falta de médicos no Getel Mendes faz com que pacientes procurem os postos de saúde, que não têm infra-estrutura para atender urgência e emergência. "Não temos material adequado nem as mínimas condições de trabalhar".
Todos os três médicos responsáveis pelo atendimento nos postos aderiram à manifestação. Além das consultas de quarta-feira de manhã, foram canceladas as de quinta e de sexta. As demais estão agendadas. "Vai continuar assim até a Prefeitura contratar novos médicos", afirma Inácio.
A Secretaria Municipal de Saúde anunciou, ontem mesmo, a contratação de um médico de Joinville, que começou a atuar no período da tarde. Segundo o secretário Ricardo Ferrari, houve precipitação. "Teremos um médico para quinta e sexta-feira".
A decisão não convenceu os médicos, entre eles, Marcelo Lufiego. Ele também aderiu ao protesto e acredita que a contratação é temporária. "Foi uma solução emergencial. Continuamos o protesto na semana que vem".

Fonte: AN - 11-09-2008


  •