Os dois médicos efetivos do Posto de Saúde 2 do bairro Aventureiro, em Joinville, não estão atendendo, pelo menos, até sexta-feira. Um está de férias e o outro se licenciou para concorrer às eleições em Corupá. A solução encontrada pela Secretaria Municipal de Saúde foi antecipar o retorno do primeiro e buscar um substituto para o segundo.
Ontem, não havia atendimento para emergências. De hoje até sexta-feira, um médico de outra unidade irá atender no Posto do Aventureiro. Segundo o gerente de unidades de atenção básica, Salésio Medeiros, não haverá prejuízo ao usuário. A partir de segunda-feira, o clínico que está em férias volta ao trabalho. Ainda assim, uma vaga fica em aberto. "Iremos preenchê-la o mais rápido possível", informou.
Conforme Medeiros, a secretaria está convocando médicos da saúde da família aprovados em concurso público para a vaga. Por se tratar de um emprego temporário, alguns não aceitam o trabalho. A solução, então, é chamar o próximo da lista. "Cada vez que convocamos alguém, essa pessoa tem cinco dias para dar a resposta. Se negar, chamamos o seguinte e assim por diante", afirmou.
Segundo Medeiros, o que prejudicou o atendimento no posto foi o pedido inesperado de licença de um dos médicos para concorrer às eleições. "Ele trouxe a licença para sair no dia seguinte. Ele tinha esse direito, por isso não tínhamos o que fazer", completou.
Outro posto no Aventureiro, o do Rio do Ferro, também está com problemas. Um cartaz informa que o local estará sem médico hoje. Como as consultas são agendadas no dia, não chegaram a ser canceladas. A médica que atende no local todas as manhãs pediu para se ausentar.
Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde informa que continua procurando cinco clínicos-gerais para completar o grupo de 25 profissionais contratados recentemente. Também continua aberto o processo para contratação de nove pediatras para o PA Norte.
Fonte: AN - 22-07-2008