Até sexta-feira, cerca de 1.250 pessoas por dia serão atendidas na unidade de ortopedia do Hospital Municipal de São José, em Joinville. Foi a forma encontrada pela Secretaria Municipal de Saúde para reduzir uma fila que tem hoje mais de sete mil pacientes. O mutirão começou na segunda-feira às 18h e foi até as 22h. O horário deve se repetir durante a semana, quando os pacientes encaminhados pelos postos de saúde serão atendidos.
Já na segunda-feira, os pacientes começaram a chegar ao São José às 17h. Alguns esperavam há mais de um ano por uma consulta. Segundo a Secretaria da Saúde e o próprio hospital, 4.918 pacientes esperam pela primeira consulta. Outros 2.378 farão o retorno. Para fazer esse primeiro segmento da fila andar, até 15 médicos ortopedistas vão trabalhar no hospital.
Depois de dois meses de espera, Maria de Lourdes Brugnago, de 66 anos, foi à consulta marcada para as 18 horas de segunda-feira. Não aguardou tanto para conseguir a consulta porque a busca pela causa da dor que sente na coluna foi classificada como urgente. "Já não ando por causa da dor". De acordo com a Secretaria, uma semana por mês até dezembro será reservada para o mutirão.
Fonte: AN - 23-07-2008