08-08-2008 - Governador assina neste sábado o contrato de gestão do Hospital Infantil de Joinville

O Governador Luiz Henrique, a Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, e o Secretário de Desenvolvimento Regional de Joinville, Manoel José Mendonça, vão assinar neste sábado, 9 de agosto, o contrato de gestão entre o Hospital Doutor Jeser Amarante Faria, o Infantil de Joinville, e a Organização Social que passará a administrá-lo, o Hospital Nossa Senhora das Graças, de Curitiba. A solenidade será às 10h na própria unidade, na Rua Araranguá, Bairro América. Na mesma ocasião também serão entregues as ordens de serviço para a reforma e adequação da Ala G (com 46 leitos) e da Ala Psiquiátrica (com 32 leitos) do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, que tem 100% de seus serviços prestados pelo Serviço Único de Saúde.
O Hospital Infantil de Joinville presta com seu nome, Jeser Amarante Faria, uma homenagem ao primeiro pediatra da cidade. Em 2003, através de audiência pública, ficou definido que sua vocação inicial, de pediatria, seria ampliada para o atendimento ao público materno infanto-juvenil. A partir deste sábado o hospital, que já funcionava parcialmente, passará a ser uma referência para todo o Estado. “A assinatura deste contrato de gestão é um marco para a saúde pública. Santa Catarina, que já contava com um Hospital Infantil altamente especializado, em Florianópolis, agora dispõe de mais um hospital com porte para oferecer procedimentos de média e alta complexidade às crianças e adolescentes”, destaca a Secretária Carmen Zanotto.
Até o fim do ano, no âmbito ambulatorial, serão oferecidos serviços de Pediatria Clínica, Cirurgia Pediátrica, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Cardiologia, Alergologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastrologia, Nefrologia, Neurologia, Reumatologia, Pneumologia, Infectologia, Ginecobstetrícia e Fisioterapia / Reabilitação. Também serão disponibilizados serviços de apoio diagnóstico e terapêutico, incluindo raio X, ultrassom, ecocardiografia, eletrocardiograma, endoscopia digestiva, função pulmonar e eletroencefalografia.
As instalações do Hospital Infantil vão permitir internações de Pediatria Clínica, Pediatria Cirúrgica, Obstetrícia, Psiquiatria, Oncologia, Queimados, UTI Pediátria e UTI Neonatal. A expectativa, para dezembro de 2008, é que sejam realizados 100 partos/mês, 100 cirurgias de Emergência/mês e 380 cirurgias eletivas/mês, além de 2400 atendimentos de Emergência/mês, entre Pediatria, Ortopedia e Cirurgia.

Fonte: SES - 08-08-2008


  •